WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/05/2016 - Fundação mostra manifestações culturais na passagem da Tocha Olímpica

A Fundação Cultural vem realizando uma grande revolução cultural na cidade. Para mostrar parte deste trabalho, a Fundação Cultural mostra, neste domingo, 8, durante a passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, as principais manifestações culturais do município.

Assim, em seis pontos espalhados ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira, o público poderá ver representantes das folias de Reis, arte urbana, Orquestra de Viola e da Orquestra Jovem, da Escola de Cultura e Arte de Uberaba, catira, Ternos de Congo e Moçambique e capoeira.

A primeira manifestação a ser apresentada ao público é uma das mais fortes em Uberaba, a Folia de Reis, representada por mais de dez Companhias de Reis do município. As folias estarão no primeiro ponto, entre as ruas Alfén Paixão e Bento Ferreira.

No segundo pontos, em frente ao Calçadão, ficarão as Artes Urbanas, representadas pela Batalha do Calçadão e o Duelo do Passinho, que mostram com maestria este estilo de cultura. Eles ficarão no ponto onde realizam suas apresentações todos os meses, mostrando as intervenções de DJs, discotecando, rodas de break, shows de rap, batalha de MCs e a dança do passinho, um gênero de dança que adaptou todos os ritmos, com bases mais evidentes no funk.

No terceiro ponto, em frente a Igreja Santa Rita/ Museu de Arte Sacra, na praça Manoel Terra, as Orquestra Jovem e a Orquestra Viola de Ouro, ambas ligadas à Fundação Cultural, estarão mostrando os talentos do municípios. No local a Orquestra Viola de Ouro fará breve apresentação ao público. As orquestras integram a Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), um equipamento da Fundação Cultural que oferta aulas de música desde março de 2015, na sede administrativa da Fundação e no CEU das Artes.

O Catira será a manifestação que estará no quarto ponto, na esquina da rua João Alfredo com Leopoldino de Oliveira, mostrando está dança do folclore brasileiro cujo ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.

Outra manifestação, que irá mostrar a grandeza e as cores para o público, serão os Ternos de Congo e Ternos de Moçambique, que ficarão no ponto cinco, na esquina da avenida Hélio Luís da Costa. A manifestação estará representada pelo Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares.
Para fechar as apresentações das manifestações culturais, no sexto ponto o destaque será a capoeira, que será representada pelos alunos de capoeira do CEU das Artes, da Fundação Cultural. Em Uberaba existem aproximadamente de 19 grupos de capoeira, atuantes em sua maioria em centros comunitários, associações de bairro, projetos sociais e praças. Uma pequena parcela atua em academias privadas.

Vale lembrar este é um momento histórico para Uberaba, com a passagem da Tocha Olímpica e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, quer mostrar para o Brasil e mundo, as manifestações culturais do  município, que é rico por sua cultura e com infinidade de talentos musicais e outras manifestações artísticas.

Também é importante salientar que neste dia 8 não haverá o Domingo na Concha, em função da passagem da Tocha pelo município. O Domingo na Concha retorna no dia 15 com Banda do Bem, no primeiro show, e no segundo show, Leandro Borges & Black Track Blues.
Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar