WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/04/2016 - Domingo na Concha comemora Dia Nacional do Choro

O Domingo na Concha deste dia 24 será em comemoração ao Dia Nacional do Choro, celebrado dia 23, com o projeto “Choro de Aprendiz”, do Conservatório de Música Renato Frateschi e o grupo Chorocultura e na segunda atração show com a cantora Adriana Francisco.

Para celebrar o dia do Choro, o Chorocultura e o projeto Choro de Aprendiz irão tocar os clássicos deste estilo musical.

Na sequência a cantora Adriana Francisco, irá cantar chorinho e clássicos de samba de raiz, acompanhada de Fausto Reis (cavaquinho e direção musical), Ivo Santos (violão), Diogo Aurélio (pandeiro), Carlos Humberto Boi (surdo) e Ivinho (tantan). Adriana e o grupo musical de Faustinho irão tocar clássicos de Cartola, Benito de Paula, Zeca Pagodinho, dentre outros.

Cantora amante da música popular brasileira, paranaense que reside em Araguari, Adriana afirma que o público poderá esperar choros tradicionais e muita alegria, pois Carmen Miranda é uma das fortes influências da cantora, que se destaca em suas interpretações próprias, afinação e marcante presença de palco.

Mais conhecido como chorinho, o choro é um gênero de música popular brasileira. O virtuosismo é uma característica muito apreciada neste tipo de música, assim como também a capacidade que os praticantes têm para improvisar. 

Esse gênero musical nasceu em meados do século XIX, no Rio de Janeiro. Apesar de ser um ritmo brasileiro, o Dia Nacional do Choro é comemorado até mesmo em países como a França e o Japão.

Em 23 de abril de 1897 nasceu um dos gênios da música brasileira, Alfredo da Rocha Viana, mais conhecido como Pixinguinha. Em homenagem a ele, foi instituído em 2000 o Dia Nacional do Choro.

Compositor, instrumentista e maestro, Pixinguinha, autor de clássicos como Carinhoso, Lamentos e Um a Zero, foi um dos responsáveis pela consolidação do choro como gênero musical, brasileiríssimo e carioca.

O tradicional Domingo na Concha acontece semanalmente na praça Concha Acústica, das 11h às 14h.

A Fundação Cultural informa que nos dois primeiros domingos de maio o projeto não será realizado na Concha. No dia 1º a Fundação Cultural será parceira da TV Bandeirantes e da Eletrosom na festa do Dia do Trabalho, que será realizada na Praça do Quartel. No dia 8 o Domingo na Concha não será realizado já que a Tocha Olímpica passará por Uberaba e o evento não acontece.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar