WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/04/2016 - Fundação Cultural está com inscrições abertas para Orquestra Jovem de Uberaba

Estão abertas inscrições para aulas de instrumentos da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), que podem ser realizadas na Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa; as aulas são gratuitas

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau) e da Orquestra Municipal de Uberaba, está com inscrições abertas para oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico). Além dos cursos de instrumentos de cordas, o Projeto Orquestra Jovem oferece também cursos de Percepção e Teoria Musical, Música de Câmara e Percussão.

As aulas são gratuitas e fazem parte da Orquestra Jovem, que integra um dos seis programas estruturantes para a cultura do Governo Paulo Piau, acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para o período 2013/2016.

Para se inscrever, os alunos devem comparecer ao Departamento de Ações Culturais na sede da Fundação Cultural, localizada na praça Rui Barbosa, 356. Será preciso preencher um formulário de cadastro, informando a modalidade e turno desejados, além de outras informações, como o histórico de conhecimento do instrumento. Menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados dos pais no ato da inscrição.

As oficinas da Orquestra Jovem acontecem de segunda a sexta-feira, em horários variados dos turnos matutino, vespertino e noturno, com turmas divididas em níveis de conhecimento do instrumento, iniciantes e avançado. As aulas acontecem na sede administrativa da Fundação Cultural, na rua Tristão de Castro, 64. O CEU das Artes, no Residencial 2000, também é local de oficinas.

A intenção da Fundação Cultural é que o jovem, com a participação no projeto, seja preparado para integrar a Orquestra Municipal de Uberaba e tantas outras existentes no país. Vale lembrar que uma Orquestra Jovem de médio porte tem cerca de 20 violinistas capacitados a participar de um trabalho profissional. Como na cidade não tem músico oboísta ou trompista, instrumentos imprescindíveis para a execução do repertório sinfônico, a formação destes alunos virá suprir essa falta no campo da música erudita no município.

Projeto – Com a formação destes jovens, será mais um passo para a concretização de um dos seis projetos estruturantes do governo, a Orquestra Municipal de Uberaba, concluindo o planejamento e a implementação da Orquestra Sinfônica de Uberaba, o que será um marco histórico para o município. O projeto está sendo executado em três módulos.

As atividades da Ecau, um dos principais e mais audaciosos programas da atual gestão municipal, iniciou em março de 2015, com as aulas para instrumentos de cordas friccionadas, percussão sinfônica e a formação da Orquestra Jovem de Uberaba. As ações e atividades são desenvolvidas com a finalidade de ser uma escola pública, gratuita e de qualidade.

Um dos objetivos da Ecau é oportunizar o estudo, a pesquisa e profissionalização dos alunos, além da realização de espetáculos, mostras e festivais que visem o fortalecimento da cultura local, regional e nacional, especialmente à valorização da identidade cultural de Uberaba.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar