WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/04/2016 - Jardim de Histórias será realizado neste sábado, na Biblioteca Municipal

Acontece neste sábado, 9, mais uma edição do projeto “Jardim de Histórias”, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. O projeto é uma realização da Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural, por meio da Superintendência de Bibliotecas e acontece no Jardim da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, das 10h às 11h.

O evento é aberto à comunidade e livre para quaisquer idades e nesta edição integra as comemorações dos 107 anos da Biblioteca Municipal. O objetivo é estimular a leitura por meio da contação de histórias e cada edição tem atraído um público maior.

O projeto pretende proporcionar a crianças, pais e educadores a descoberta do prazer de ouvir e contar histórias. Ouvir e ler histórias são entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.

Para estimular a leitura em família, o Jardim de Histórias é desenvolvido na Biblioteca Municipal como ação de dinamização da leitura enquanto hábito cultural. O projeto é realizado mensalmente aos sábados pela manhã, com leitura livre no setor infantil, sessão de contação de histórias e empréstimo domiciliar.
O encantamento da sessão, recheada de histórias e músicas, tem a duração de 60 minutos, que são estendidos, após a sessão, pela busca das crianças ao empréstimo de livros no Setor Infantil e Juvenil. Assim a leitura em família se concretiza com toda a família lendo e escolhendo livros para seus filhos na Biblioteca, para as crianças e parentes continuar a saborear essa maravilhosa aventura chamada leitura.

107 anos – Nesta sexta-feira, 8, a Biblioteca está completando 107 anos de fundação. Várias atividades estão previstas. Nesta sexta foi inaugurado o Setor de Acervos Especiais, com a oficialização do acervo do padre Thomaz de Aquino Prata, o padre Prata, que doou 308 livros de seu acervo para a biblioteca. Padre Prata é professor e escritor e ocupa a Cadeira nº 4, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Também foi inaugurado o acervo da historiadora e acadêmica da Cadeira 21 da ALTM, Maria Antonieta Borges Lopes. 

Além do Jardim de Histórias, neste sábado também acontece homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, com sessão Cinema e Literatura: As três mortes de Solano – filme baseado no conto “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles.  O evento acontece na Sala de Multimeios – térreo, às 14h, na biblioteca. 

Ainda dentro das comemorações dos 107 anos da biblioteca, no dia 13, o público poderá conferir a palestra “Os Confins de Mário Palmério – história e literatura regional”, com a historiadora e professora Maria Aura Marques Aidar, às 19h30. No dia 19, a palestra é “Biblioteca, leitura e saúde”, com o diretor da Nova Acrópole Uberaba, Bernardo Norat Beghini, às 19h30.

As comemorações se encerram no dia 30 com o especial “Leitura na praça: a Biblioteca é sua”, com livros, leitura e oficinas de expressão na praça Rui Barbosa, das 8h às 12h.

Durante este mês também acontecem dois eventos comemorativos, a Bibliotur, visita guiada que apresentará todos os recursos que o espaço oferece para grupos de visitantes até o dia 28 de abril. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3332-1900 para realizar agendamento.

Outra ação é a “Biblioteca vai onde o povo está”: até o dia 20, serão realizadas visitas da equipe de servidores da Superintendência de Bibliotecas/FCU a entidades de classe, associações, empresas, secretarias da Prefeitura de Uberaba, universidades e escolas municipais e estaduais, com o objetivo de divulgar os serviços prestados à comunidade.

Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas. A Biblioteca Municipal fica na rua Alaor Prata 317 – Centro.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar