WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/04/2016 - 58º Encontro de Folia de Reis acontece neste domingo, com mais de 40 companhias

Encontro reunirá cerca de 40 companhias de Reis e será momento para intensificar o inventário que está sendo realizado para catalogar as folias dentro do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis

 

Será realizado neste domingo, 3, o 58º Encontro de Folia de Reis de Uberaba, que nesta edição faz homenagem póstuma ao capitão Evaristo Torquato, da companhia que levava seu nome no bairro Fabrício durante mais de 60 anos. A homenagem ressalta a importância de um dos foliões mais antigos de Uberaba, que auxiliou na perpetuação da cultura e da tradição das Folias de Reis.

O evento é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e da Seção Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Sempac), e da Associação Cultural Casa do Folclore, e acontece no salão Padre Isidoro, do Santuário Nossa Senhora da Abadia, das 8h às 17h. As companhias de Reis ainda podem fazer as inscrições, no próprio local do evento. Já se inscreveram cerca de 40 companhias.

A programação do 58º Encontro terá início a partir das 8h, com credenciamento e recepção das companhias, seguindo para a cerimônia de abertura às 9h. Na sequência iniciam as apresentações das Folias de Santos Reis, que acontecerão durante todo o encontro.

Às 12h será feita bênção especial aos foliões de Santos Reis pelo pároco do Santuário, padre Jailson Dias dos Santos. Já às 14h, o público vai conferir a apresentação especial do Grupo de Catira Tradição de Minas.

O evento tem o apoio do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu) e Federação das Companhias de Reis de Minas Gerais.

Inventário – Durante o encontro será intensificado o inventário das folias de reis, que teve início em abril de 2014. O inventário faz parte do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis, que está sendo realizado pela Fundação Cultural e a Sempac, ex-Conphau. O objetivo do inventário é fazer o registro e catalogação das companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba.

“As Folias de Reis são consideradas patrimônio imaterial e Uberaba é uma cidade privilegiada, já que tem cerca de 200 companhias. Para manter viva esta tradição, contribuir para a preservação da memória e para a valorização e reconhecimento da cultura local, a Fundação e a Sempac estão catalogando e registrando todas as companhias do município”, afirma a presidente da Fundação, Sumayra Oliveira.

Através dessa catalogação, está sendo identificado o número de companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba. A ideia é estimular o intercâmbio entre foliões e mestres das Folias de Santos Reis e proporcionar uma fonte de consulta e reflexão sobre a cultura popular, tomando a música e o som das Folias de Santos Reis como elemento privilegiado.

Também será produzido um CD de áudio mapeando os diferentes gêneros musicais presentes nas folias, como cantos, toques de viola, rezas cantadas, e confeccionando livros sobre o tema. Exposição das fotografias coletadas, de instrumentos e bandeiras das Folias de Reis e elaboração do dossiê de registro das Folias de Santos Reis de Uberaba e de livros como resultado das pesquisas estão previstos. Vale lembrar que as folias que ainda não foram inventariadas podem procurar a Fundação para realizar a catalogação.

O registro das folias é uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e os inventários mineiros vão culminar no registro das manifestações culturais como patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais e do município de Uberaba.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar