WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/03/2016 - Abertas as inscrições para o 58º Encontro de Folia de Reis de Uberaba

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Seção Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Sempac), e a Associação Cultural Casa do Folclore realizam no próximo domingo (3) o 58º Encontro de Folia de Reis de Uberaba, no salão do Santuário Nossa Senhora da Abadia. As inscrições para todas as companhias de Folia de Reis já estão abertas e podem ser feitas na sede da Fundação Cultural, que fica na Praça Rui Barbosa, 356, ou pelo telefone 3331-9216.


A programação do encontro terá início a partir das 8h, com credenciamento e recepção das companhias, seguindo para a cerimônia de abertura às 9h. Logo depois começam as apresentações das folias, que acontecerão durante todo o encontro.


Às 12h acontece a bênção especial aos foliões de Santos Reis pelo pároco do Santuário, padre Jailson Dias dos Santos. Já às 14h, o público vai conferir a apresentação especial do Grupo de Catira Tradição de Minas. Vale destacar que será servido almoço gratuito a todos os participantes. O evento tem o apoio do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, Aciu e Federação das Companhias de Reis de Minas Gerais.


O 58º Encontro de Folias de Reis de Uberaba faz, neste ano, homenagem póstuma ao capitão Evaristo Torquato, que comandou a Companhia de Reis que levava seu nome no bairro Fabrício durante mais de 60 anos. A homenagem ressalta a importância de um dos foliões mais antigos de Uberaba, que auxiliou na perpetuação da cultura e da tradição das Folias de Reis.


Além disso, o encontro é um importante momento de agregação de informações para o Inventário das Folias de Reis, que está sendo realizado pela equipe técnica do Sempac. O registro das folias é uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e os inventários mineiros vão culminar no registro das manifestações culturais como patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais e do município de Uberaba.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar