WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/03/2016 - Circo do Povo celebra Dia Nacional do Circo neste sábado

O Dia Nacional do Circo é comemorado dia 27 de março. Para celebrar, homenagear e valorizar a arte circense, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, realiza neste sábado, 26, o tradicional espetáculo circense. O evento acontece no Circo do Povo, a partir das 19h30, e é gratuito e aberto ao público.

Na programação, apresentações circenses com arte educadores, cama elástica, malabares, palhaço, lira aérea, lira dupla, lençol, acrobático, bambolê, Homem Aranha, contorcionismo, dança do ventre, além de pipoca e algodão doce.

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai foi dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias. A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deu o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. 

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural. Ele foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro. 

Em 2 de agosto de 1931, Piolim recebeu homenagem de Mário de Andrade, com uma crônica que demonstrava eu encantamento com a arte do circo de Piolim. Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Em Uberaba, a tradição circense é seguida no Circo do Povo, onde acontecem oficinas de artes em diversas modalidades, além de espetáculos circenses todos os meses.

Não percam neste sábado, 26, às 19h30, o espetáculo em comemoração ao Dia Nacional do Circo, no Circo do Povo, que está instalado na esquina das ruas Isoleta Maria Adão com Itamaracá, Jardim Copacabana.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar