WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/02/2016 - Atrações culturais marcam os 196 anos de Uberaba

Comemorações destacam patrimônio artístico e humano de Uberaba, com celebrações no maior palco da cultura de Uberaba, a Concha Acústica

 

Uberaba 196 anos, daqui pra melhor. Este é o tema do aniversário de Uberaba, que será comemorado na próxima semana. A promoção é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

As atividades iniciam no dia 1º de março, com a cerimônia de descerramento das placas das Sete Maravilhas de Uberaba, eleitas pela comunidade uberabense, concluindo o projeto Patrimônio Ilustrado de Uberaba. A ação de educação patrimonial distribuiu 12.500 álbuns de figurinhas à comunidade. O ato cultural inicia às 8h30, na Casa da Cultura, quando será entregue premiação para nove alunos da rede de ensino que primeiro completaram o álbum. O ato terá a participação musical dos alunos da Escola de Cultura e Arte (Ecau).  Na sequência serão descerradas as placas nas sete Maravilhas de Uberaba, iniciando pela Catedral Metropolitana, Santuário Nossa Senhora da Abadia, Fundição Artística Sinos Uberaba (Fasu) - Fábrica de Sinos, Capela Nossa Senhora das Dores, Igreja Santa Rita, Igreja São Domingos, terminando no Santuário da Medalha Milagrosa.

No dia 2, quando se comemora os 196 da emancipação de Uberaba, a partir das 11h, a Fundação promove programação multicultural, com a presença das manifestações culturais que dialogam com a identidade do município. A celebração acontece na Concha Acústica, com apresentação da Orquestra de Viola, colagem poética - "Caminhos" com textos de Cecília Meireles 'Motivo' e 'Estatuto do Homem' de Thiago de Mello por Ana Elisa Gonçalves, com participação do músico Cleiton Vieira, da Semec, do grupo de Catira Raízes, Folia de Reis, Terno de Congada e Moçambique, capoeira, da banda Sinfônica Jovem Músico, da Semec, do Quinteto de Cordas da Ecau.

Fechando o evento, haverá comemoração das 500 apresentações no palco da Concha Acústica, com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas se apresentarão, com entrega de placa como 8ª Maravilha de Uberaba.

Simultaneamente a Secretária de Saúde, através do Departamento de Controle de Endemia e Zoonoses, terá com um estande educativo que apresentará as fases do Aedes aegypti, com apresentação de possíveis criadouros do transmissor e a distribuição de material educativo pelo mosquito da dengue interagindo com o público. Também acontecerão ações de lazer com a Fundação do Esporte.

Exposições – A Fundação Cultural também programou três exposições, que integram as comemorações dos 196 anos de Uberaba. As três mostras acontecem de 1º a 31 de março.

Uma delas é a exposição “Escavações Parietais”, com desenhos do artista plástico uberabense Paulo Miranda, que estará aberta a visitação na Casa da Cultura, das 8h às 18h.

O Setor de Periódicos – Piso 1 da Biblioteca Municipal de Uberaba, recebe a exposição “Periódicos Culturais de Uberaba”, enquanto o Espaço Infantil da Biblioteca expõe a mostra de livros de literatura de autores uberabenses. As mostras podem ser vistas de segunda a sexta, de 8h às 21, e aos sábados, de 8h às 17h.

Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, esta é uma programação multicultural pensada para dialogar com as diversas identidades culturais do município, valorizando nossa história e artistas, além de mostrar a riqueza do município, em especial o patrimônio humano.

Confira a programação completa

 

01

8h30

Abertura com ato cultural das sete Maravilhas de Uberaba e premiação para as crianças que completaram o Álbum de Figurinha do Patrimônio Ilustrado e participação musical dos alunos da Escola de Cultura e Arte.

* Após a abertura segue para o roteiro das 7 Maravilhas, onde serão descerradas as placas comemorativas. Sequência das visitas: Catedral, São Domingos, Santa Rita, CNSD, Fábrica de Sinos, Abadia e Medalha Milagrosa.

Casa da Cultura

 

02

11h

Às

14h30

Programação MultiCultural, com a presença das manifestações culturais que dialogam com a identidade de Uberaba, por ordem de apresentação :

 

1.       Orquestra de Viola;

2.       Grupo de Catira Raízes;

3.       Colagem poética - "Caminhos" com textos de Cecília Meireles 'Motivo' e 'Estatuto do Homem' de Thiago de Mello por Ana Elisa Gonçalves, com participação do músico Cleiton Vieira (Semec);

4.       Folia de Reis do Manuelzito;

5.       Terno de Congo e Moçambique do Penacho;

6.       Capoeira;

7.       Banda Sinfônica Jovem Músico, acompanhados pelos professores Fernando Santana e Cleiton Vieira. (Semec);

8.       Encontro das tradições, Uberaba 196 anos. Do erudito para viola caipira chegando Rock com apresentação do Quinteto de Cordas da Escola de Cultura e Arte;

9.       Comemoração das 500 apresentações no palco da Concha Acústica com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas se apresentarão, com entrega de placa como 8ª Maravilha de Uberaba.

 

Simultaneamente a Secretária de Saúde através das Zoonoses terá com um estande educativo, apresentando as fases do mosquito Aedes aegypti com apresentação de possíveis criadouros para o mosquito e a distribuição de material educativo pelo mosquito da dengue interagindo com o público.  E ações de lazer com a Fundação do Esporte.

 

 

 

 

 

Concha Acústica

De 1º a 31

De segunda a sexta, de 8h às 18h

Exposição Escavações parietais - Desenhos do artista plástico uberabense Paulo Miranda

Casa de Cultura – Galeria de Artes Rachel Machado

De 1º a 31

De segunda a sexta, de 8h às 21, e aos sábados, de 8h às 17h

Exposição Periódicos Culturais de Uberaba, a partir do livro do Guido Bilharinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostra de livros de literatura de autores uberabenses

Setor de Periódicos – Piso 1 da Biblioteca Municipal de Uberaba

 

 

 

Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de Uberaba

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar