WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/02/2016 - Lei de criação do Memorial Chico Xavier, sob administração da Fundação Cultural, é aprovada

Foram aprovadas na Câmara Municipal, nesta segunda (22), as leis que tratam da criação do Memorial Chico Xavier e do Departamento de Museus da Fundação Cultural de Uberaba, fortificando a rede municipal de museus para a busca de novas políticas públicas ao segmento.


O Memorial Chico Xavier, que se tornará um local destinado à população em geral e aos turistas atraídos pela obra e pelo legado do médium, passará a ser gerido pela Fundação Cultural com o objetivo de dar um passo adiante na preservação da memória, de forma técnica e com envolvimento de profissionais especializados.


Além da exposição do acervo, o intuito é que o espaço abrigue eventos culturais como oficinas, cursos, palestras e seminários, garantindo, dessa forma, o acesso e a criação de atividades que visam ao atendimento à população local, cumprindo também sua função social.


Tendo em vista a criação do Memorial e, ainda,sua incorporação na esfera de competências da Fundação Cultural, também foi aprovada a criação do Departamento de Museus na autarquia, que englobará os equipamentos municipais sob uma única gestão, reforçando o objetivo de planejar ações, melhorias e oportunidades culturais e turísticas em âmbito nacional.


De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, uma equipe técnica já está empenhada no acompanhamento do projetoe na elaboração das medidas necessárias para que o Memorial possa ser inaugurado. O primeiro passo foi a contratação de um museólogo, que auxiliará no planejamento e na execução de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural, além da organização de mostras e exposições. “Nosso objetivo é colocar os museus de Uberaba em articulação com a rede nacional de políticas públicas voltadas ao segmento, para garantir novos recursos e participação ativa em atividades nacionais”, destaca a presidente.
 
Jornalista Luiza Carvalho
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar