WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/02/2016 - Com contratação de museólogo, Fundação Cultural planeja fortificar museus municipais

A Fundação Cultural de Uberaba conta, a partir desta semana, com um profissional de Museologia que passará a integrar a equipe de gestão demuseus. Atualmente, fazem parte da gestão municipalo Museu de Arte Sacra (MAS) e Museu de Arte Decorativa de Uberaba (MADA). O objetivo é planejar ações e melhorias para os equipamentos, buscando oportunidades culturais e turísticas em âmbito nacional.


Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, a contratação de um profissional especializado é uma luta de mais de 10 anos que se concretiza para trazer novas possibilidades. “Nosso objetivo é colocar os museus de Uberaba em articulação com a rede nacional de políticas públicas voltadas ao segmento, para garantir novos recursos e participação ativa em atividades nacionais”, destaca.


Entre as funções do museólogo, estão a classificação, a conservação e exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico, além da atuação no planejamento, na gestão, na execução e no acompanhamento de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural. O profissional também auxilia na organização de mostras e exposições, analisando a melhor forma de dispor e apresentar as peças, de acordo com as características do público e do local de instalação.


Em Uberaba, 14 profissionais se inscreveram no edital de seleção realizado pela Prefeitura, número que ultrapassou as expectativas iniciais. O selecionado, Carlos Vitor Silveira de Souza, é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (Unirio/Mast).
 
Jornalista Luiza Carvalho
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar