WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/02/2016 - Bartucada de Diamantina e Maria Giriza animam Carnaval no Mercado neste sábado

A praça do Mercado Municipal se transforma no palco do O Carnaval 2016 – Tô aqui, eu tô feliz de 6 a 9. A folia das marchinhas no Mercado será das 16h às 24h, com discotecagem de marchinhas, show com a banda infantil de marchinha, Arlequim Dourado e a banda Os Valetes de Ouro, show com a bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro.

Neste primeiro dia de folia, a Fundação Cultural traz a Banda Bartucada de Diamantina para fazer a alegria dos foliões com sucessos em ritmo de Carnaval. Considerada a maior atração do tradicional carnaval de Diamantina, a banda traz a folia mineira estampada no peito com a mesma energia e alegria de um bloco de Carnaval.

A Bartucada foi formada pela Associação Recreativa dos Amigos de Diamantina e é resultado da união de amigos que se encontravam rigorosamente nos carnavais na cidade de Diamantina para se divertirem ao som do próprio batuque. No decorrer de décadas foi idealizada e mantida pelos fundadores que, conscientes das dificuldades do mercado cultural no Brasil, decidiram se unir e contribuir para a realização do Carnaval em Diamantina, apresentando-se na festa popular ano a ano desde sua fundação. E a partir dai fazem sucesso pelo país.

A real missão da Bartucada é difundir a cultura carnavalesca e ampliar o acesso do público em geral a essa manifestação cultural musical, contribuindo não só para a disseminação do patrimônio imaterial, mas para a formação do ser humano através do acesso à cultura.

Formada pela união de um grupo de amigos e familiares diamantinenses, a Bartucada nasceu no carnaval de 1972, quando um grupo de jovens começava a batucar nas portas do Clube Acayaca de Diamantina,  no momento que o baile de carnaval oficial da cidade terminava. A festa saía dos salões dos clubes e invadia as calçadas das ruas. Esse grupo de amigos cresceu, o público aumentou e a Bartucada se transformou numa das maiores atrações de carnaval do interior mineiro.

atualmente a banda é composta por 200 integrantes voluntários, que participam dos shows da banda pelo prazer de tocar e fazer parte desta grande confraria. A Bartucada tem um estilo musical da Bartucada é muito peculiar, todos os gêneros musicais são entoados em ritmo de samba e bateria. Esta mistura caracteriza a batida única da Bartucada no seu segmento.

Maria Giriza – Antes da Bartucada a folia estará por conta da banda da Maria Giriza, que desfila neste sábado (6), às 19h, é talvez o bloco mais antigo em todo o país. O Maria Giriza surgiu em 1936, sendo fundado por Jorge Montes, funcionário público municipal. O primeiro ensaio do bloco foi realizado no bairro Fabrício, na rua Almirante Barroso.

O nome dado ao bloco foi em homenagem a uma mulher que frequentava um bar na rua Lucas Borges e gostava de tomar uma cachaça. Quando ficava totalmente embriagada, levantava a saia e dizia a seguinte frase: “me dá uma giriza”.

Jorge Montes que estava formando um bloco em homenagem a mulher, batizou-o com o nome de “Maria Giriza”, e caiu no gosto popular. Ele convidou o famoso Saldanha Marinho para fazer parte da diretoria do bloco por ser um grande carnavalesco. O bloco ficou parado alguns anos, sendo assumido pelos diretores Zé Bode e Milteira, ambos funcionários da Prefeitura de Uberaba.

Com o passar do tempo o bloco da Maria Giriza foi assumido por Valdem Montes, conhecido como Dico, sobrinho de Jorge Montes. O bloco também foi dirigido pelo “Palito”, irmão de Valdem, que há mais ou menos 40 anos passou a diretoria para o Eurípedes Abadio Gomes o “Sr. Gomes”, que está na presidência do bloco até a data de hoje.

O Bloco “Maria Giriza” tem por características ser muito original, engraçado e criativo e de se divertir vestindo de mulher, adaptando ao corpo as partes mais femininas que o homem não tem, sem, contudo, perder certas características masculinas. Irreverente, o da Bloco da Maria Giriza, além dos seus participantes travestidos, mantém a figura de animais, como, Cavalo Marinho, Boi-Bumbá, elefante, o famoso jacaré. Este ano a atração do bloco será o mosquito da dengue.

O bloco desce do bairro Fabrício com direção ao Mercado, mais uma vez, como acontece tradicionalmente, arrebanhando integrantes e simpatizantes pelo caminho.

De 6 a 9, o Carnaval 2016 Tô aqui, eu tô feliz acontece em cinco pontos da cidade: Mercado Municipal, CEU das Artes, Circo do Povo, Cemea Abadia e Ponte Alta, iniciando as 16h. Em Ponte Alta a festa momesca começa às 23h.

Vale lembrar que pela primeira vez na história festa será financiada exclusivamente pela iniciativa privada. As empresas VLI – Valor da Logística Integrada –, Algar Telecom e Yara Brasil são as empresas parceiras do Carnaval 2016 – Tô aqui, eu tô feliz.

Maria das Graças Salvador     

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar