WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/02/2016 - História do Carnaval de Uberaba está em exposição na Fundação Cultural

Grande público está indo na Casa da Cultura – Fundação Cultural para conhecer um pouco mais sobre a história de uma das festas que mais traduzem a cultura e a identidade do povo brasileiro, o Carnaval.

Eles estão admirados com a exposição História do Carnaval de Uberaba, que faz parte da programação Carnaval Uberaba 2016 – Tô aqui, eu tô feliz.

A exposição conta a história do Carnaval de Uberaba, que já teve magníficos carnavais de rua. Uberaba conheceu o Carnaval nos fins do século retrasado e nos primeiros anos do passado.  Foi época dos “limões de cheiro”, de muitas cores e formatos, que eram atirados pelas janelas ou aos que passavam pelas ruas. Época das “bisnagas” feitas de latas ou borracha, dos esguichos feitos com gomos de bambus, do entrudo, dos corsos, dos blocos, escolas de samba.

E uma parte desta importante manifestação da cultura carnavalesca foi retratada na mostra. A exposição contém 52 fotos, outros itens e artefatos diversos, fantasias, adereços e toda uma gama de materiais, que tra­çam um perfil das nossas tradi­ções, brincadeiras, compondo assim um painel de história e memória. Todo o material, como fantasias e adereços, foi emprestado de uberabenses, acervo de escolas de samba, clubes sociais. O mesmo acontece com as fotos, que foram cedidas por cidadãos uberabenses, acervo de escolas de samba, clubes sociais e do acervo do Arquivo Público de Uberaba.

Destas 52 fotografias, 26 são do acervo do Arquivo Público de Uberaba, que foram ampliadas do acervo de jornais do Lavoura e Comércio que está no Arquivo. Todas as 26 imagens do Arquivo e do acervo dos parceiros foram ampliadas e estão expostas.

O objetivo da exposição é atrair a atenção do público para a his­tória do carnaval e os elementos que o compõem e realmente tem deixado os visitantes admirados.

Aproveitem e visite a exposição, que prossegue até o dia 29 de fevereiro, das 8h às 18h.

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar