WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/02/2016 - Fundação Cultural ultima preparativos para garantir segurança e tranquilidade para o folião

A Fundação Cultural de Uberaba está ultimando os preparativos para a realização do Carnaval 2016 – Tô aqui, eu tô feliz. As estruturas no Mercado Municipal começam a ser montadas nesta quinta-feira (4) pela Fundação para oferecer ao folião o melhor carnaval, uma festa multicultural. 


Mais um ano, a Fundação Cultural pensou em todos os detalhes para garantir tranquilidade e segurança ao folião. A exemplo dos anos anteriores, na frente do palco no Mercado Municipal haverá uma área destinada a pessoas com necessidades especiais, idosos e gestantes, para garantir a elas diversão no Carnaval em lugar privilegiado e em segurança. A orientação é que pessoas que forem ocupar este espaço que cheguem cedo para garantir seu lugar e o acesso mais fácil.

Toda a estrutura estará pronta para receber os foliões que irão ao Mercado participar do Carnaval 2016. Além do palco, também serão instalados banheiros químicos, praça de alimentação e área de concentração para os blocos. Grande esquema de segurança também foi pensado para garantir a tranquilidade das pessoas, e mostrar que o Carnaval é feito para a família.

Um esquema especial de transporte coletivo também foi programado para que as pessoas possam chegar até o Mercado Municipal. No sábado, domingo e feriado, quando normalmente circulam menos ônibus, o BRT/Vetor vai passar a cada dez minutos pela avenida Leopoldino de Oliveira, no horário normal de atendimento.

Vale lembrar que a Vigilância Sanitária fará rigorosa fiscalização para garantir a segurança. Assim, não será permitida a venda de bebida em garrafas e latas. As bebidas serão entregues em copos descartáveis e espetos somente no prato, tirando o palito. Os ambulantes serão proibidos na área e os que por ventura insistir na venda de produtos terão as mercadorias apreendidas. Também não será permitido que foliões entrem no espaço do Mercado com bebidas, que deverão ser adquiridas na Praça de Alimentação.

Programação – A abertura do Carnaval 2016 – Tô aqui, eu tô feliz será nesta sexta-feira (5), com o desfile do bloco Maria Boneca, que terá concentração em frente à Fundação Gregório Baremblitt, a partir das 9h. O Maria Boneca desce a rua Constituição, entra na av. Guilherme Ferreira, sobe a rua Carlos Rodrigues da Cunha, segue pela rua Santo Antônio até chegar na praça Rui Barbosa, onde os foliões permanecerão até às 12h. Na praça os foliões terão apresentações artísticas e som ao vivo, em uma parceria com a Fundação Cultural.

O Bloco Maria Boneca é composto por parceiros como o CAPs Inácio Ferreira; CAPs D, coordenação de Saúde Mental, Sociedade Uberabense de Proteção Amparo ao Menor (Supam), Programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos e universitários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Universidade de Uberaba. Vale lembrar que o Bloco Maria Boneca existe há 22 anos e funcionava internamente na Fundação Gregório Baremblitt. Há dez anos o bloco saiu para as ruas e é uma tradição do Carnaval em Uberaba, sempre abrindo a festa de Momo.

O bloco nasceu na Fundação Gregório Baremblitt/CAPs Maria Boneca como estratégia de reabilitação dos usuários da Fundação e é importante para a interação dos usuários da instituição com a sociedade e para fazer uma conscientização social, de inclusão cultural com a população, fazendo com que a comunidade perca o preconceito com as pessoas que sofrem de alguma deficiência mental. As fantasias utilizadas pelos participantes do bloco são confeccionadas por eles mesmos, durantes as oficinas da Fundação. O nome dado ao bloco é uma forma de relembrar Maria Boneca, uma mulher que ficava próxima à praça do Grupo Brasil com sua boneca na mão. Ela possuía transtornos mentais, nunca se tratou, e faleceu na década de 70.

De 6 a 9, o Carnaval 2016 Tô aqui, eu tô feliz acontece em cinco pontos da cidade: Mercado Municipal, CEU das Artes, Circo do Povo, Cemea Abadia e Ponte Alta, iniciando as 16h. Em Ponte Alta a festa momesca começa às 23h.

Vale lembrar que pela primeira vez na história festa será financiada exclusivamente pela iniciativa privada. As empresas VLI – Valor da Logística Integrada –, Algar Telecom e Yara Brasil são as empresas parceiras do Carnaval 2016 – Tô aqui, eu tô feliz.

No Mercado os festejos acontecem de 6 a 9, das 16h às 24h, com discotecagem de marchinhas, show com a banda infantil de marchinha, Arlequim Dourado e a banda Os Valetes de Ouro; show com a bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro; desfile da banda da Maria Giriza;  desfiles dos Blocos de Carnaval. No sábado, dia 6, a Fundação Cultural traz a banda Bartucada de Diamantina. No dia 9 o Mercado terá o Grande Encontro das Baterias das escolas de samba de Uberaba e a premiação dos blocos vencedores.

No Cemea Abadia, CEU das Artes e Circo do Povo, o carnaval será às 16h, com discotecagem show com a Bateria da Preciosa do Leblon e da Vai Vai 2000 e concurso de Fantasia e Máscara Reciclável e Grupo Tudo em Cima, no Circo. Já em Ponte Alta o Carnaval tô aqui, eu tô feliz, será de 6 a 8, a partir das 23h, com a Banda Conexão.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar