Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

01/02/2016 - Exposição retrata a história do Carnaval de Uberaba

O carnaval é uma das festas que mais traduzem a cultura e a identidade do povo brasileiro. Em meio à vibração dos foliões, as raízes se tornam evidentes, revelando, em uma miscelânea de cores, contos e olhares, brincadeiras, realidades que expressam a empolgação unida ao desejo de ser feliz.

Toda essa atmosfera da maior e mais alegre festa popular do mundo, poderá ser conferida no na Fundação Cultural, a partir desta segunda-feira (1º), com a exposição História do Carnaval de Uberaba.

A abertura oficial será nesta segunda, às 19h30, na Casa da Cultura – Fundação Cultural e a visitação prossegue até o dia 29 de fevereiro, das 8h às 18h e faz parte da programação Carnaval Uberaba 2016 – Tô aqui, eu tô feliz.

A exposição conta a história do Carnaval de Uberaba, que já teve magníficos carnavais de rua. Como todas as cidades brasileiras, conheceu essa festa, nos fins do século retrasado e nos primeiros anos do passado.  Foi época dos “limões de cheiro”, de muitas cores e formatos, que eram atirados pelas janelas ou aos que passavam pelas ruas. Época das “bisnagas” feitas de latas ou borracha, dos esguichos feitos com gomos de bambus, do entrudo, dos corsos, dos blocos, escolas de samba.

E uma parte desta importante manifestação da cultura carnavalesca será retratada na mostra. A exposição foi montada com acervo de várias pessoas e clubes, que emprestaram o material. A mostra será montada com fotos, outros itens e artefatos diversos, fantasias, adereços e toda uma gama de materiais, que tra­çam um perfil das nossas tradi­ções, brincadeiras, compondo assim um painel de história e memória. O objetivo é atrair a atenção do público para a his­tória do carnaval e os elementos que o compõem.

Não percam nesta segunda (1º), a abertura da exposição e conheça um pouco da história do carnaval de Uberaba.

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU – 29.01.2016

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub