WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/12/2015 - Presépio do Carneirinho continua em exposição no MAS

A Mostra do Presépio está atraindo visitantes para o Museu de Arte Sacra (MAS). A mostra expõe uma das maiores tradições cristã: a arte de montar presépios. A exposição prossegue até o dia 6 de janeiro de 2016, dia de Santos Reis, com visitação de terça a sexta das 12h às 18h e sábado e domingo das 8h às 12h.

Com curadoria do coordenador do MAS, o artista Hélio Siqueira, em alguns anos são apresentados presépios individuais, outros presépios coletivos. Este ano o curador optou por mostrar um presépio em nada convencional, o "Presépio do Carneirinho", como o artista o chamou. Modelado em barro, o primeiro material usado pelo homem para manifestações artísticas, e queimado em forno de baixa temperatura pelo artista Hélio Siqueira, as figuras são confeccionadas de modo criativo e despojadas de todas as conformações de pura aparência.

“O que se buscou foi a essencialidade das figuras sem detalhes perceptíveis", observa Siqueira. Para ambientar esta cena de grande aconchego foi criada uma escultura em madeira e papel artesanal, e para compor melhor a cena de despojamento, o tecido que cobre a mesa foi pintado com barro.... em uma lembrança extrema: "viemos do pó da terra". Flores de palha confeccionadas pelo "Beira de Estrada" adornam de forma discreta alguns pontos da composição cênica.

Vale lembrar que o presépio foi apresentado ao público no último dia 6, com apresentação do coral Canta Marista, que deu cunho festivo e natalino à inauguração.

 

Programação – O "Presépio do Carneirinho" integra a programação especial de Natal feita especialmente para o público pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural.

Também na programação de Natal está sendo realizada a Feira de Artesanato, que acontece na Casa da Cultura – Fundação Cultural, das 16h às 20h e as apresentações musicais às 18h30. Nesta quinta (17), a apresentação musical será especial do TEU Jazz com Carlos Valeriano Grupo. Na sexta (18) a apresentação musical será o Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – com o Grupo Trilhos, e ainda se apresentam Gustavo Achcar; André Fernandes; Leo Palhares; Libêncio e Carlos Giovanny.

A Feira de Artesanato também estará aberta sábado e domingo, com barracas de 65 artesãos ofertando produtos artesanais mostrando todo tipo de trabalho, desde bordado até cerâmica. Logo na entrada, o visitante poderá apreciar a exposição de presépios, velas, sugestão de mesas e várias opções para transformar a Casa da Cultura em verdadeira Casa de Natal. O visitante poderá, ainda, fazer um happy hours no bistrô montado.

Também nesta sexta-feira (18) acontece o espetáculo infantil com musical de Vinícius e Toquinho, na Concha Acústica, às 19h, e a Feira de Gastronomia, na última edição deste ano ao som de saxofone, das 19h às 23h. No dia 19 o CEU das Artes recebe a visita do Papai Noel e Culto Ecumênico, às 16h. e no mesmo sábado haverá  Espetáculo Natalino no Circo do Povo com chegada do Papai Noel e Natal Solidário e apresentações de malabarismo, lira, trapézio, perna de pau, palhaços e lençol aeróbico, música e dança, no Circo do Povo, às 19h30, com entrada franca.

O Domingo na Concha do dia 20 apresenta Banzai Trio e Projeto ao Cubo e banda Vinith, de Araxá e no último domingo do mês (27) o palco da Concha recebe Emerson Dibadá e a banda BQuatro. O Domingo na Concha é realizado na Concha Acústica, das 11h às 14h. No domingo dia 20, a Fundação Cultural realiza o último Duelo do Passinho deste ano, na praça do, das 16h às 20h. E no dia 22, a Concha Acústica será palco para a Orquestra Lion in Concert, a partir das 20h.

Finalizando a programação, a Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural programaram o Rèveillon com queima de fogos e discotecagem de música brasileira, dia 31, no Piscinão, Parque das Acácias, das 20h à 1h.

Não percam nossa programação especial de Natal, visitem a Feira de Artesanato na Fundação Cultural e nossos eventos.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar