WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/12/2015 - Projetos estruturantes da atual gestão se tornam lei

Câmara Municipal aprova matéria da Prefeitura de Uberaba e da Fundação Cultural, e torna lei a criação, estruturação e manutenção da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau); a Ecau é uma promessa da atual gestão, inclusive registrada no Cartório Eleitoral e já está em funcionamento; também foi publicado decreto de lei no Porta-Voz, que cria a Orquestra Municipal de Uberaba. Projetos são avanços

Um dos projetos estruturantes e que foi promessa de campanha, inclusive registrada no Cartório Eleitoral, foi aprovado nesta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Uberaba. Trata-se da criação, estruturação e manutenção da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau).

Os princípios fundamentais da Ecau é oferecer cursos regulares, livres, oficinas, workshops, palestras, nas diversas áreas de cultura e arte; oferecer cursos técnicos nas diversas áreas de cultura e arte; contribuir para a manutenção e o resgate das manifestações culturais populares; criar, apoiar, fomentar e subsidiar artistas e grupos, novos e tradicionais, de artesanato, artes visuais, música, dança, teatro, circo, dentre outras artes. oferecer, promover e realizar estudos, pesquisas, atividades de lazer, apresentações, espetáculos, mostras, festivais, que visem à valorização da cultura e arte do município de Uberaba e região; manter um curso de formação musical e uma Orquestra Escola (Orquestra Jovem de Uberaba), para dar suporte à Orquestra Municipal de Uberaba, no intuito de suprir carências e eventuais substituições de  integrantes; Também pretende estimular a criação de núcleos de produções artísticas entre os seus alunos; estimular, fortalecer e fomentar a produção cultural de Uberaba, visando o desenvolvimento socioeconômico do município e oportunizar o acesso ao ensino e formação artística, valorizar a dignidade humana e a promoção da cidadania.

Vale lembrar que a matéria foi aprovada ontem pela Câmara Municipal, porém a  Escola de Cultura e Arte já está em funcionamento, oferecendo cursos de instrumentos.

A Ecau será subordinada à gestão da Fundação Cultura e oferecerá cursos gratuitos e/ou a preços populares e organizados com carga horária diferenciadas de forma a atender aos seus propósitos.

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, comemora a aprovação da matéria e destaca que é um importante avanço para o país e corrobora para o avanço do município, no sentido da conscientização, da crítica, da fiscalização e da participação na gestão pública municipal, por parte dos cidadãos, “aprimorando, desta maneira, a democracia e com ela a cidade de Uberaba, cuja atual gestão cumpre com seus compromissos, para o bem de nossa gente”.

Sumayra destaca que o projeto tem importante sociocultural, cujo objetivo primordial é contribuir na transformação, criação e recriação das relações humanas da comunidade, além de proporcionar formação, ocupação, lazer e, ainda, profissionalização e geração de renda, bem como ser o embrião, dentro da cidade, de novos profissionais, grupos artísticos e cursos, relacionados à música, à dança, às artes cênicas, circenses , visuais e audiovisuais, bem como à arte na educação, mais amplos e abrangentes do que aqueles que hoje estão disponíveis em Uberaba.

Também lembra o caráter econômico do projeto, já que é uma proposta de fortalecimento, qualificação e profissionalização da arte e da produção cultural em Uberaba, através de parcerias, que trarão resultados práticos, que também poderão incidir diretamente nas escolas, além de cursos e convênios com o Sated/MG, voltados para a profissionalização artística, visando erradicar, ou pelo menos minimizar, o amadorismo, em todos os sentidos, que assola grande parte da classe artística uberabense e regional.

Através do projeto, a Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural pretendem iniciar uma nova etapa da atual gestão, criando, para jovens de comunidades de baixa renda, uma oportunidade de aprendizado, de pesquisa e de produção artística e cultural, no qual as Artes, sejam veículos pedagógicos de mudança e de melhoria de suas vidas, para o bem de nossa gente.

Vale destacar que a Ecau já está em funcionamento e neste domingo (6) alunos da Escola fizeram apresentação brilhante durante o Domingo na Concha, quando mostraram o que estão aprendendo dentro da Ecau e da Orquestra Jovem.

 

Orquestra Municipal de Uberaba – Falando em Orquestra Jovem, no Porta-Voz do dia 18 de novembro foi publicado decreto nº 5.076, que regulamenta a lei municipal n º 11.174/2011, que “cria a Orquestra Municipal de Uberaba”.

Segundo o decreto, a Orquestra Municipal de Uberaba tem como finalidade conceber, ensaiar e realizar apresentações, concertos e recitais com a Orquestra e outras formações camerísticas (duos, trios, quartetos e outros) em Uberaba, região, país e exterior, difundindo a música erudita, popular brasileira e estrangeira. A Orquestra também irá atuar efetivamente para a difusão da arte musical, promovendo o ensino e a prática de música individual e em grupo por meio de performances, registros da sua produção, festivais, intercâmbios, concursos musicais, dentre outros.

Ainda segundo o decreto, a Orquestra irá divulgar a produção orquestral existente; democratizar o acesso da população aos espetáculos de música instrumental, contribuindo para a formação cultural da comunidade uberabense.

Também irá buscar novos caminhos, repensando a formação de orquestra em seus aspectos físico e cultural.

A Orquestra irá incentivar o jovem músico pré-profissional, estimulando o seu desenvolvimento e diversificando a sua formação, incentivar a participação da coletividade no processo cultural da orquestra, com atuação efetiva na sua programação e funcionamento.

Segundo o decreto, a Orquestra Municipal de Uberaba deve apresentar-se em eventos públicos ou privados e realizar cursos e participações artísticas em espetáculos, gravações audiovisuais, dentre outros eventos.

Vale lembrar que a Orquestra Municipal de Uberaba deve ser constituída de seções de cordas, metais, madeiras, teclas, e percussão e deve ter seu grupo artístico composto por um conjunto de músicos distribuídos conforme seu regimento interno.

A Orquestra será composta por músicos bolsistas e voluntários, escolhidos conforme critérios estabelecidos em seu regimento interno.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar