WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/12/2015 - Domingo na Concha no calendário popular e Programa de Apoio ao Artista são aprovados

Os projetos de lei que dispõem sobre a inclusão do Domingo na Concha na Legislação Municipal do Calendário Popular e sobre a criação do Programa de Apoio ao Artista da Fundação Cultural de Uberaba, que foram aprovados na última segunda (7) pela Câmara Municipal de Uberaba, representam uma vitória nas políticas públicas de cultura na cidade.


A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, comemorou as aprovações e destacou a importância da inclusão do Domingo na Concha no calendário popular da cidade. “Nenhum um governo poderá, com um simples ato unilateral, acabar com o projeto de inquestionável importância no nosso cenário cultural”, destaca ela.


O Domingo na Concha surgiu com a proposta de propiciar espetáculos musicais na Concha Acústica, com apresentação de grandes artistas e bandas locais, regionais, nacionais e internacionais. O projeto, que já é tradicional, faz parte dos grandes eventos realizados em Uberaba e acontece todos os domingos, das 11h às 14h.


Com três anos de consolidação e três reformas para otimizar o espaço público, a Concha já recebeu mais de 300 artistas entre bandas, artistas solo, além de mega shows, como o de Kiko Zambianchi, Tico Santa Cruz, o titãs Sergio Brito, HanoiHanoi, Arnaldo Brandão, Tiê, Carlos Maltae o trompetista americano Boney Fields.


Com a inclusão do evento no calendário da cidade, o Domingo na Concha contará com a apresentação de artistas locais e de renome nacional e internacional em seus vários estilos, como MPB, rock, música caipira, sertanejo, instrumental, orquestra, samba e demais gêneros musicais.


Apoio ao Artista - Foi aprovado, ainda, a criação do Programa de Apoio ao Artista da Fundação Cultural de Uberaba. A implementação do programa visa, como um dos objetivos, gerar uma economia para o erário eliminando os custos com terceiros na contratação de artistas que prestam serviços contínuos.


Com o Programa de Apoio ao Artista, a Fundação Cultural oferecerá aosartistas novas possibilidades de produção artística e geração de renda, além de possibilitar à população o acesso à Cultura em suas diversas áreas. O projeto se alinha com o Plano Municipal de Cultura, no que se refere ao desenvolvimento de atividades e aumento de pessoas qualificadas, e também com o Sistema Municipal de Cultura, que visa formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes.


Dentro do projeto aprovado, o objetivo é contemplar as linguagens artísticas dentro das artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, dança. Literatura, música, preservação da memória/patrimônio cultural, teatro e artes integradas. Vale destacar que o Apoio ao Artista deverá concedido, inicialmente, com prioridade para a implantação da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), com a manutenção das despesas do projeto de formação e profissionalização cultural em diversas áreas.


Para garantir aos uberabenses o benefício financeiro do Apoio ao Artista, a proposta é abrir anualmente um edital de chamamento público de concessão e apoio. O artista deverá ser residente na cidade há mais de três anos e atuar na área pleiteada há pelo menos cinco anos, além de outros critérios.


“Esta é mais uma grande vitória para as políticas públicas de cultura em Uberaba”, comemora Sumayra Oliveira, destacando que a prioridade desta gestão é a valorização dos artistas da cidade.
 
Luiza Carvalho – estagiária em Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar