WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/12/2015 - Biblioteca Antônio Carlos Marques, no Cemea Abadia, será inaugurada nesta terça

A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, inaugura nesta terça-feira (8) a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques, no Centro de Educação Avançada (Cemea) do bairro Abadia, que fica na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 1.837. O evento acontece às 18h. Além da biblioteca também será inaugurado o novo sistema de piscinas aquecidas do Cemea Abadia.

A Biblioteca integra a Superintendência de Bibliotecas, ligada à Fundação Cultural.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques foi criada através da lei municipal n° 12.329/2015, de 11 de novembro de 2015 e terá acervo de 1800 unidades cadastradas, entre elas livros – dicionários, livros de literatura, arte, ciência, história –, DVD, CD, gibis e revistas e será destinada às crianças, jovens e adultos. Integram o acervo livros em braille, livros com fonte ampliada para pessoas com baixa visão e DVDs para pessoas surdas. 

O acervo todo está informatizado, para permitir o empréstimo domiciliar, para leitores cadastrados na biblioteca. Para se cadastrar como leitor da Biblioteca Antônio Carlos Marques é necessário apresentar um documento de identidade com foto, de preferência o RG ou Carteira de Trabalho. Crianças e adolescentes sem este documentos podem levar Certidão de Nascimento. Também é necessário levar um comprovante de residência atualizado (água, luz, telefone fixo) e uma foto 3x4 atual. Crianças devem estar acompanhadas de um responsável. Os interessados podem iniciar o cadastro de leitores na biblioteca a partir de quarta-feira (9), das 8h às 18h. 

Homenagem – A biblioteca também possui um painel decorativo composto por fotos, documentando a trajetória de vida familiar, estudantil, atuação cultural e profissional de Antônio Carlos Marques, homenageado do equipamento. As fotos documento justificam a homenagem que se presta a Antônio Carlos Marques pelos serviços prestados em prol da valorização da cultura em Uberaba.

Antônio Carlos Marques é jornalista, licenciado em Artes Plásticas e Artes Educação, professor há 35 anos, além de ministrar cursos, palestras e oficinas nas áreas de teatro, folclore, cultura popular e história da Música Popular Brasileira. Com vasto currículo na área cultural, é servidor da Fundação Cultural de Uberaba, instituição da qual foi um dos articuladores para sua criação, além de ser um dos criadores do Circo do Povo. Também foi idealizador e criador da Escola Mirim de Samba de Uberaba, fundador e instrutor da Banda Marcial de Uberaba e idealizador do projeto Domingo Cultural, que acontecia no Mercado Municipal. É pesquisador da cultura popular e assuntos afros de Uberaba e atualmente está lotado no Conphau, na área de patrimônio imaterial e conselheiro do Conselho.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar