WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/12/2015 - Mostra de Presépio é aberta com Coral Canta Marista

Será aberta neste domingo (6) a Mostra do Presépio, no Museu de Arte Sacra (MAS), expondo uma das maiores tradições cristãs: a arte de montar presépios. A abertura acontece às 10h e contará com apresentação do Coral Canta Marista, do Colégio Marista Diocesano. A exposição prossegue até o dia 31 de dezembro, com visitação de terça a sexta das 12h às 18h e sábado e domingo das 8h às 12h.

Com curadoria do coordenador do MAS, o artista Hélio Siqueira, a mostra reúne obras de coleções particulares e foca a tradição cristã de ornar e louvar presépios, além de ser uma tradição do próprio museu de realizar a exposição em época natalina.

A apresentação cultural estará por conta do Coral Canta Marista, que apresenta a Cantata de Natal 2015, sob a coordenação do Serviço de Arte e Cultura do Colégio Marista Diocesano. O Coral Canta Marista preparou um repertório todo especial. Serão várias apresentações na cidade, dentre elas neste domingo, às 10 h, no Museu de Arte Sacra, na abertura da Mostra de Presépio.

No repertório, O Natal é tempo de amar, de Ernie Rettino e Debby Kerner; Adeste Fidelis, de John Francis Wade; Go tell it on the mountain – Christmas negro spiritual – Carl Grainger; Good news, Chariot’s a comin – Don Besig; Pastorial Alagoano, com arranjo de Samuel Kerr e trechos da Cantata Reis dos Reis, de Johnw Peterson.

O Coral Canta Marista é formado por pais, professores, ex-alunos e amigos do Colégio Marista e conta com 35 integrantes divididos nos quatro naipes, sopranos, contraltos, tenores e baixos. A regente do Coral é a professora Juliana Rodrigues da Cunha Belizar e co-repetidora a pianista Cristina Arruda.

O Canta Marista tem repertório variado, cantando desde canções folclóricas, populares, MPB, até composições eruditas, em arranjos até quatro vozes. Os ensaios semanais acontecem nas quintas-feiras, às 18 h na sala de música do colégio.

Vale lembrar que além do Museu de Arte Sacra, o Canta Marista se apresenta na Catedral Metropolitana de Uberaba, também no domingo, ao final da missa das 19 h e dia 10, às 19h30, no 1º piso do Uberaba Praça Shopping. No dia 26 de novembro já havia apresentado o Auto de Natal, com alunos da Educação Infantil do Colégio Marista, no Cine Teatro Vera Cruz.

Presépio é um termo que deriva do latim praesaepe, nome que era dado ao local onde o gado ou outros animais eram recolhidos, tal como um curral, um estábulo ou uma estrebaria. Na cultura cristã, presépio é uma referência ao nascimento de Jesus Cristo e geralmente é representado pela figura de seus pais, Maria e José, e dos três reis magos – Gaspar, Baltazar e Belchior -, além de alguns animais.

O primeiro presépio teria sido montado por São Francisco de Assis em 1223, na Itália. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio, com o objetivo de explicar às pessoas mais simples o significado do natal e como foi o nascimento de Jesus Cristo.  Mas foi somente a partir do século 18 que montar o presépio virou uma tradição em todo o mundo.

Hoje, com criatividade, os presépios podem ser feitos em diferentes tamanhos e materiais como, madeira, cerâmica, metais e materiais reciclados. A arte se alia à religiosidade, tornando cada presépio uma peça singular e repleta de histórias por trás de cada detalhe.

 

Programação – A programação natalina prossegue neste domingo com o Domingo na Concha, que apresenta neste domingo (6) mostra artística dos projetos da Fundação Cultural, como as oficinas realizadas no CEU das Artes, Circo do Povo e Escola de Cultura e Arte (Ecau) – Orquestra Jovem, além de comemoração do especial Dia Nacional do Samba, com o grupo Novos Bambas, das 11h às 14h.

Na segunda (7) a Banda do 4° BPM tocará na praça Rui Barbosa, às 18h30, com chegada do Papai Noel, entrega da chave da cidade e inauguração da Árvore da Lembrança, para o uberabense colocar uma foto da família. Em seguida será realizado Tim Maia in Concert, com alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no Teatro Municipal Vera Cruz. Na terça (8) acontece Musical e Cantata Natal – Educandário Menino Jesus de Praga, às 19h, também no Vera Cruz.

Na sexta (11) será realizada apresentação do Coral Maracanã, com participação da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Vera Cruz, às 14. Este projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural. Na mesma sexta, das 19h às 23h, acontece a Feira de Gastronomia especial Outro Olhar para o Natal ao som de sax. E no sábado, o Natal Solidário, no CEU das Artes, das 16h às 20h.

Uma das grandes atrações da programação de Natal é o Festival Minas com a Corda Toda – 2º Festival de Viola Encena de Uberaba, que acontece de 11 a 13 d dezembro, na Concha Acústica, com shows musicais e  homenagem especial ao violeiro Toninho da Viola. Com realização da Fundação Cultural, nos dias 11 e 12 o Festival acontece das 19h às 22h, com as eliminatórias e show da Orquestra de Viola da Fundação Cultural e “Minha Terra”, com Marcelo Tainara e Tito Rios (dia 11) e Gutti Saad (dia 12). No dia 13 o Festival será durante o Domingo na Concha, das 11h às 14h, com a grande final e show de um dos maiores interpretes de nossa brasilidade e um incansável fomentador das culturas populares, Saulo Laranjeira, acompanhado de seu filho, o multi-instrumentista Tuca Graça, Fabiano Zan (sax e flauta) e Leo Barcelos (violino). Intitulado “Assunta Brasil” Saulo Laranjeira apresentará um espetáculo cênico-musical com música, humor e poesia. Além de apresentar seus personagens, Saulo apresenta-se como um declamador e contador de causos desses da linha de Rolando Boldrin e Lima Duarte.
 

Feira de Artesanato – Continuando a programação especial de Natal, de 14 a 23 acontece a segunda edição da Feira de Artesanato – Outro Olhar para o Natal, na Galeria de Arte Rachel Machado – Casa da Cultura – Fundação Cultural de Uberaba. A abertura será dia 14, às 19h30, com apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Cultural, do Coral do CEU das Artes e do Coral Cidade de Uberaba.

De 15 a 23, a Feira de Artesanato que acontece das 16h às 20h e as apresentações musicais às 18h30, com barracas montadas no estacionamento da Fundação Cultural, mostrando artesanato feito à mão por artesãos de Uberaba, expondo todo tipo de trabalho, desde bordado até cerâmica. Logo na entrada, o visitante poderá ver exposição de presépios, velas, sugestão de mesas, presépio vivo e várias opções para transformar a Casa da Cultura em verdadeira Casa de Natal.

Um dos objetivos da programação é atrair uberabenses e turistas para a Feira de Artesanato, que acontece com a curadoria do Projeto Cantinho. Também será montado um bistrô, com cozinha para oferecer a melhor comida típica. As pessoas podem comprar suas lembranças, se alimentar e tomar um aperitivo. A partir das 18h30 acontecem shows musicais. O visitante poderá apreciar o TEU Show especial de dezembro com Ethienne Beatryce & Banda; Gabriel Mendes; especial do TEU Jazz com Carlos Valeriano Grupo; Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – “Dandô” convida Grupo Trilhos; Gustavo Achcar; André Fernandes; Leo Palhares; Libêncio e Carlos Giovany.

No dia 19 acontece Espetáculo Natalino no Circo do Povo com chegada do Papai Noel e Natal Solidário, às 19h30. No dia 20 o Domingo na Concha apresenta Banzai Trio e Projeto ao Cubo e banda Vinith, de Araxá, na praça Concha Acústica, das 11h às 14h. No dia 22, a Concha recebe a espetáculo

Orquestra Lion in Concert, às 20h e no dia 27 o último Domingo na Concha de 2015 recebe Emerson Dibadá e Banda BQuatro, das 11h às 14h.

Fechando a programação do fim de ano, no dia 31 acontece o Rèveillon com queima de fogos e discotecagem de música brasileira, no Piscinão, Parque das Acácias, das 20h à 1h.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar