WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/12/2015 - Domingo na Concha recebe Mostra Artística da Fundação Cultural e celebra Dia do Samba

Mostra artística apresenta projetos da Fundação Cultural, como Orquestra Jovem e oficinas, e celebra o Dia Nacional do Samba, com os Novos Bambas

 

O Domingo na Concha deste dia 6 será mais que especial, com a mostra artística dos projetos da Fundação Cultural (CEU das Artes, Circo do Povo e Escola de Cultura e Arte – Ecau – Orquestra Jovem). No segundo show o palco da Concha terá Novos Bambas e convidados especiais em comemoração ao Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro.

Além dos eventos nos equipamentos, a Fundação Cultural realiza diversos projetos permanentes, como a Orquestra Jovem de Uberaba. A Orquestra Jovem é uma ação da Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural e da Ecau. As oficinas iniciaram em março deste ano e já contam com mais de 120 alunos. Na Ecau os alunos aprendem violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão sinfônica, coral e viola caipira. Além dos alunos da Ecau que fazem aulas na sede administrativa da Fundação, outras 15 crianças do Residencial 2000 integram a Orquestra Jovem de Uberaba, em parceria com o CEU das Artes e a Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, que têm aulas de violino, violoncelo, coral e percussão sinfônica. Na mostra desse domingo, os alunos da Orquestra Jovem apresentam quatro lições da apostila de estudo Essential Elements.

A Ecau também abriga o coral, que é composto atualmente por 16 crianças entre 7 e 11 anos e que ensaiam todas as quintas-feiras no CEU das Artes. Neste domingo o coral irá apresentar as músicas “Ciranda do Anel”, “Rosa Amarela” e “Borboleta”.

Ainda dentro da mostra, irão se apresentar os alunos das oficinas de capoeira, hip hop, teatro e jazz do CEU das Artes, que tem estrutura bem montada para atender os moradores do Residencial 2000. Por mês mais de três mil pessoas são atendidas, com as ações realizadas pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Uberaba (Funel) e Secretaria de Desenvolvimento Social. A coordenação geral do local é da Fundação Cultural. As oficinas oferecidas no CEU das Artes pela Fundação Cultural são informática, capoeira, artesanato em feltro, hip hop, teatro, jazz - dança moderna, artesanato em E.V.A., e aeróbica – dança.

Já os alunos das oficinas do Circo do Povo irão se apresentar nas modalidades dança, acrobacia, bambolê e mágica. O Circo do Povo está instalado na rua Isoleta Adão, no Jardim Copacabana, e oferece oficinas de capoeira, danças diversas, artes cênicas e artes circenses nas modalidades lira, trapézio, malabares, tecido aeróbico, contorcionismo, perna de pau e salto.

Samba – Após a mostra de alguns dos projetos da Fundação Cultural, o segundo show estará por conta do grupo Novos Bambas, que convida a nata dos sambistas uberabenses para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro. O Novos Bambas é formado por Fausto Reis (cavaquinho e direção musical); Carlos Giovanny (violão de 7 cordas e voz); Moacir Neto (pandeiro) e Carlos Humberto "Boi" (Percussão), e irão levar o melhor do samba na Concha.

Vale lembrar que a data de 2 de dezembro foi escolhida como o Dia Nacional do Samba pois foi nesse dia que o famoso compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história, visitou pela primeira vez Salvador na Bahia. O então vereador Luís Monteiro Costa propôs então homenageá-lo, celebrando o dia do Samba nesta data no calendário regional, que com o passar dos anos acabou se tornando uma comemoração nacional.

O tradicional Domingo na Concha acontece todos os domingos na praça Concha Acústica, das 11h às 14h. Aguardamos todos neste evento imperdível.

Programação – A programação natalina prossegue neste domingo com o Domingo na Concha, que apresenta neste domingo (6) mostra artística dos projetos da Fundação Cultural, como as oficinas realizadas no CEU das Artes, Circo do Povo e Escola de Cultura e Arte (Ecau) – Orquestra Jovem, além de comemoração do especial Dia Nacional do Samba, com o grupo Novos Bambas, das 11h às 14h.

Na segunda (7) a Banda do 4° BPM tocará na praça Rui Barbosa, às 18h30, com chegada do Papai Noel, entrega da chave da cidade e inauguração da Árvore da Lembrança, para o uberabense colocar uma foto da família. Em seguida será realizado Tim Maia in Concert, com alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no Teatro Municipal Vera Cruz. Na terça (8) acontece Musical e Cantata Natal – Educandário Menino Jesus de Praga, às 19h, também no Vera Cruz.

Na sexta (11) será realizada apresentação do Coral Maracanã, com participação da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Vera Cruz, às 14. Este projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural. Na mesma sexta, das 19h às 23h, acontece a Feira de Gastronomia especial Outro Olhar para o Natal ao som de sax. E no sábado, o Natal Solidário, no CEU das Artes, das 16h às 20h.

Uma das grandes atrações da programação de Natal é o Festival Minas com a Corda Toda – 2º Festival de Viola Encena de Uberaba, que acontece de 11 a 13 d dezembro, na Concha Acústica, com shows musicais e  homenagem especial ao violeiro Toninho da Viola. Com realização da Fundação Cultural, nos dias 11 e 12 o Festival acontece das 19h às 22h, com as eliminatórias e show da Orquestra de Viola da Fundação Cultural e “Minha Terra”, com Marcelo Tainara e Tito Rios (dia 11) e Gutti Saad (dia 12). No dia 13 o Festival será durante o Domingo na Concha, das 11h às 14h, com a grande final e show de um dos maiores interpretes de nossa brasilidade e um incansável fomentador das culturas populares, Saulo Laranjeira, acompanhado de seu filho, o multi-instrumentista Tuca Graça, Fabiano Zan (sax e flauta) e Leo Barcelos (violino). Intitulado “Assunta Brasil” Saulo Laranjeira apresentará um espetáculo cênico-musical com música, humor e poesia. Além de apresentar seus personagens, Saulo apresenta-se como um declamador e contador de causos desses da linha de Rolando Boldrin e Lima Duarte.
Feira de Artesanato – Continuando a programação especial de Natal, de 14 a 23 acontece a segunda edição da Feira de Artesanato – Outro Olhar para o Natal, na Galeria de Arte Rachel Machado – Casa da Cultura – Fundação Cultural de Uberaba. A abertura será dia 14, às 19h30, com apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Cultural, do Coral do CEU das Artes e do Coral Cidade de Uberaba.

De 15 a 23, a Feira de Artesanato que acontece das 16h às 20h e as apresentações musicais às 18h30, com barracas montadas no estacionamento da Fundação Cultural, mostrando artesanato feito à mão por artesãos de Uberaba, expondo todo tipo de trabalho, desde bordado até cerâmica. Logo na entrada, o visitante poderá ver exposição de presépios, velas, sugestão de mesas, presépio vivo e várias opções para transformar a Casa da Cultura em verdadeira Casa de Natal.

Um dos objetivos da programação é atrair uberabenses e turistas para a Feira de Artesanato, que acontece com a curadoria do Projeto Cantinho. Também será montado um bistrô, com cozinha para oferecer a melhor comida típica. As pessoas podem comprar suas lembranças, se alimentar e tomar um aperitivo. A partir das 18h30 acontecem shows musicais. O visitante poderá apreciar o TEU Show especial de dezembro com Ethienne Beatryce & Banda; Gabriel Mendes; especial do TEU Jazz com Carlos Valeriano Grupo; Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – “Dandô” convida Grupo Trilhos; Gustavo Achcar; André Fernandes; Leo Palhares; Libêncio e Carlos Giovany.

No dia 19 acontece Espetáculo Natalino no Circo do Povo com chegada do Papai Noel e Natal Solidário, às 19h30. No dia 20 o Domingo na Concha apresenta Banzai Trio e Projeto ao Cubo e banda Vinith, de Araxá, na praça Concha Acústica, das 11h às 14h. No dia 22, a Concha recebe a espetáculo

Orquestra Lion in Concert, às 20h e no dia 27 o último Domingo na Concha de 2015 recebe Emerson Dibadá e Banda BQuatro, das 11h às 14h.

Fechando a programação do fim de ano, no dia 31 acontece o Rèveillon com queima de fogos e discotecagem de música brasileira, no Piscinão, Parque das Acácias, das 20h à 1h.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar