WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/12/2015 - Aberta eleições para escolher “As Sete Maravilhas de Uberaba”

As pessoas podem escolher os bens através do Facebook da Fundação Cultural de Uberaba ou depositando o voto pessoalmente na urna que está na sede da Fundação, até o dia 18 de dezembro

 A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, abre nesta terça-feira (1º) votação para eleger “As Sete Maravilhas de Uberaba”. A eleição selecionou 76 bens móveis e imóveis para fazer parte da eleição. 

Todos estes 76 lugares fazem parte do Álbum de Figurinha Patrimônio Ilustrado de Uberaba, que foi elaborado pelo Departamento de Fomento da Fundação Cultural e aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura.

O álbum é composto de 156 cromos adesivos sobre os patrimônios culturais da cidade – bens artísticos e históricos de Uberaba, mostrando patrimônio material (com bens móveis e imóveis) e imaterial (manifestações culturais) –, e 66 personalidades que colaboraram na construção histórica da cidade. As pessoas poderão escolher entre os bens móveis e imóveis.

"Para votar, as pessoas devem escolher os bens através do Facebook da Fundação Cultural de Uberaba ou depositando o voto pessoalmente na urna que está na sede da Fundação, na Praça Rui Barbosa, 356. Na página do Facebook, o público poderá curtir as opções escolhidas e cada curtida será contabilizada como um voto. Vale lembrar que qualquer pessoa pode votar e eleger os patrimônios da cidade, escolhendo sete figuras. A escolha poderá ser feita até o dia 18 de dezembro.

Após a eleição, os locais escolhidos irão receber uma placa que os  identificará como uma das Sete Maravilhas da Cidade.

O álbum faz uma abordagem lúdica sobre patrimônio histórico de Uberaba, com textos explicativos, ilustrado com 156 figurinhas auto-adesivas, disseminando as manifestações artísticas e culturais, personalidades que fazem parte da memória coletiva da cidade, imóveis tombados e inventariados. O objetivo é abordar a questão da importância e da preservação do patrimônio cultural de forma lúdica, acessível a todas as idades, colaborando na compreensão da história da cidade.

O Álbum de Figurinha Patrimônio Ilustrado de Uberaba foi lançado no dia 6 de outubro e está fazendo sucesso entre alunos e uberabenses de forma geral, que têm procurado suas figurinhas na sede da Fundação Cultural, no Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Decorativa,  Museu do Zebu, na Biblioteca Municipal e na Secretaria Municipal de Educação. Também na sede da Fundação Cultural foi montada uma sala de troca de figurinhas, que tem tido muito movimento durante todo o dia.

O Álbum foi feito pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba e aprovado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.

Vale destacar que no mundo existem as Sete Maravilhas do Mundo Antigo e as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, que mostram os conjuntos de obras dignas de serem listadas, com objetivo de manter viva na memória a beleza e grandiosidade de obras construídas pelo homem e que merecem ser vistas. Com a votação, Uberaba passará a ter também a sua lista.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar