WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/11/2015 - Seminário de Capoeira aprovado pelo FMC começa nesta quinta

Seminário Capoeira é Patrimônio Cultura da Humanidade, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura – da Fundação Cultural, acontece de quinta a domingo; as inscrições podem ser realizadas no local do evento

 

Mais um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura será realizado nesta semana. Desta vez é o Seminário Capoeira é Patrimônio Cultura da Humanidade: Desafios para o Século XXI. O projeto é de Ricardo Barbosa Dias, da área de Cultura Popular.

O Seminário Capoeira é Patrimônio Cultura da Humanidade acontece desta quinta-feira (26) e domingo (29) e acontece na quadra do Jockey Club de Uberaba, que fica na rua Segismundo Mendes s/n. As inscrições serão realizadas no local do evento.

Dentre as atividades serão realizadas oficinas de capoeira Angola, com movimentos e canto; oficina de cacuriá; oficina de elaboração de projetos; mesa redonda; rodas de capoeira; samba de roda e bate papo com o tema capoeira é patrimônio cultural da humanidade.

A abertura oficial acontece nesta quinta, às 19h, com a Orquestra de Berimbau do Centro Esportivo de Capoeira Angola (Ceca). às 19h30 será feita reflexão sobre “Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade” e às 20h roda de Capoeira com mestres convidados.

No segundo dia de evento, sexta (27) o seminário inicia às 10h com Oficina de Capoeira Angola com mestre Pé de Chumbo, até as 12h. das 14h às 16h acontece a oficina de elaboração de projetos para captação de recursos culturais com a doutora em capoeira. Simone Nogueira e a mestranda de capoeira Andressa Siqueira. Na sequência, das 16h às 18h acontece a mesa redonda “Salvaguarda da Capoeira com Simone Nogueira. O dia termina com Roda de Capoeira Angola com mestres convidados, das

19h30 às 21h30.

No sábado (26) das 10h às 12h acontece Oficina de Capoeira Angola com mestre Jurubeba. Das 14h às 16h será ministrada a oficina de canto de Capoeira Angola com o mestre griô Virgílio de Ilhéus e na sequência, das 16h às 18h outra oficina, também de Capoeira Angola, com o mestre Pé de Chumbo. A noite, das 19h30 às 21h30 será ministrada a oficina de Cacuriá com a mestranda de capoeira Rosa Simões.

O evento encerra no domingo (29), das 10h às 12h com roda de encerramento com mestres convidados.

Também estão confirmadas as presenças de grandes mestres da capoeira, como Mestre Pé de Chumbo, Mestre Virgílio de Ilhéus e Mestre Jurubeba.

Vale lembrar que 13 projetos foram selecionados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). O objetivo do FMC é financiar e apoiar projetos culturais que teriam dificuldades para obter patrocínio. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural. Ao todo, foram disponibilizados R$ 200 mil para os financiamentos das ações culturais. No total, 38 projetos foram inscritos. A Fundação Cultural está acompanhando o desenvolvimento de cada projeto, a maioria já em fase adiantada de realização.

Já foram lançadas as obras “Livro das Chuvas”, de Jorge Alberto Nabut, e “Literatura e Estudos Históricos em Uberaba”, de Guido Bilharinho, que é o primeiro livro do projeto “Trilogia sobre Uberaba”, além do projeto Hip Hop na Praça..

 “O Fundo Municipal de Cultura é sem dúvida uma das maiores conquistas para o setor artístico-cultural de Uberaba, em especial por fomentar a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos, por meio do investimento de recursos financeiros para a realização de empreendimentos artístico-culturais”, lembra a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar