WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/11/2015 - Fundação Cultural divulga programação de fim de ano

Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, tem vasta programação para fim de ano, com Feira de Gastronomia e Feira de Artesanato, concertos, Festival de Viola e apresentações musicais

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, programou várias ações para comemorar as festas de fim de ano, todas com entrada gratuita.

A exemplo do ano passado, o tema será “Natal da Gente – Outro olhar para o Natal” e as atividades iniciam na primeira sexta-feira de dezembro (4) com a Feira de Gastronomia especial Outro Olhar para o Natal, na praça Dom Eduardo, das 19h às 23h. Durante os eventos do mês de dezembro um músico irá tocar durante a Feira. Também está prevista a apresentação de coral.

A programação continua no dia 6, com a abertura da Mostra do Presépio, no Museu de Arte Sacra (MAS), às 10h. A abertura contará com a apresentação do Coral Canta Marista, do Colégio Marista Diocesano, e a visitação prossegue até o dia 31 de dezembro, de terça a sexta, das 12h às 18h e sábado e domingo das 8h às 12h.

Os projetos Domingo na Concha integram a programação de Natal, com ações especiais. O primeiro domingo de dezembro (6) será especial com mostra artística dos projetos da Fundação Cultural, como as oficinas realizadas no CEU das Artes, Circo do Povo e Escola de Cultura e Arte (Ecau) – Orquestra Jovem. Neste primeiro momento haverá apresentação dos alunos destes projetos e da Orquestra Jovem. Já no segundo show haverá comemoração do especial Dia Nacional do Samba.

No dia 7 a programação prossegue com Tim Maia in Concert – Semec, no

Cine Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h. Já no dia 8 acontece “Musical e Cantata Natal”, realizada pelo Educandário Menino Jesus de Praga, também no Vera Cruz, às 19h. E no dia 11 acontece apresentação do Coral Maracanã, com a participação da Escola Municipal Monteiro Lobato, também no Vera Cruz, às 14h.

Festival Viola – Um dos pontos altos da programação de fim de ano programada pela Prefeitura e pela Fundação Cultural é o Festival Minas com a Corda Toda – 2º Festival de Viola Encena de Uberaba, com shows musicais e homenagem especial ao violeiro Toninho da Viola. O Festival acontecerá na Concha Acústica de 11 a 13 de dezembro. Nos dias 11 e 12 as eliminatórias do Minas com a Corda Toda – Viola Encena acontecem das 19h às 22h, sendo que no dia 11 acontece show da Orquestra de Viola da Fundação Cultural e “Minha Terra”, com Marcelo Tainara e Tito Rios e no dia 12 o show estará a cargo de Guti Saad.

Já no dia 13, durante o Domingo na Concha acontecerá a final do Festival com grande show de Saulo Laranjeira, das 11h às 14h.

Feira de Artesanato – A exemplo de 2014, também acontece a Feira de Artesanato – Outro Olhar para o Natal, dos dias 14 a 23, na Galeria de Arte Rachel Machado – Casa da Cultura – Fundação Cultural de Uberaba. Em 2014 o subtema das ações foi “Dê um novo olhar para o seu Natal. Visite a Feira de Artesanato, valorize nossa cultura” e o mesmo lema acontece neste ano.

A abertura da Feira será dia 14, às 19h30, com apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Cultural, do Coral do CEU das Artes e do Coral Cidade de Uberaba. A Feira de Artesanato acontece das 16h às 20h e as apresentações musicais serão às 18h30.

Vale lembrar que, no estacionamento da Fundação Cultural, as barracas estarão montadas mostrando artesanato feito à mão por artesãos de Uberaba, expondo todo tipo de trabalho, desde bordado até cerâmica. Logo na entrada, o visitante poderá ver exposição de presépios, velas, sugestão de mesas, presépio vivo e várias opções para transformar a Casa da Cultura em verdadeira Casa de Natal.

Um dos objetivos da programação é atrair uberabenses e turistas para a Feira de Artesanato, que acontece com a curadoria do Projeto Cantinho. “A Fundação será transformada em Casa do Natal. A feira reunirá mais de 65 artesãos que estarão expondo seus trabalhos, todos feitos à mão e valorizando o artista da terra. Também será montado um bistrô, com cozinha para oferecer a melhor comida típica. As pessoas podem comprar suas lembranças, se alimentar e tomar um aperitivo. A partir das 18h30 acontecem shows musicais”, explica a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

Dentre a programação musical na Feira de Artesanato o visitante poderá apreciar o TEU Show especial de dezembro com Ethienne Beatryce & Banda; Gabriel Mendes; especial do TEU Jazz com Carlos Valeriano Grupo; Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – “Dandô” convida Grupo Trilhos; Gustavo Achcar; André Fernandes; Leo Palhares; Libêncio e Carlos Giovany.

No dia 18 será realizado o Espetáculo Natalino no Circo do Povo com chegada do Papai Noel, apresentações de malabarismo, lira, trapézio, perna de pau, palhaços e lençol aeróbico, música e dança. O CEU das Artes também recebe o Papai Noel.

No dia 20, o Domingo na Concha será com Banzai Trio e Projeto ao Cubo com banda Vinith, de Araxá e no dia 27 o Domingo na Concha será com Emerson Dibadá e no segundo show Banda BQuatro. Antes, no dia 22, acontece apresentação da Orquestra Lion in Concert, na praça da Concha Acústica, às 20h.

Réveillon – Finalizando a programação, a Prefeitura e a Fundação Cultural programaram o Réveillon com queima de fogos e discotecagem de música brasileira, dia 31, no Piscinão, Parque das Acácias, das 20h à 1h.

Vale lembrar que a Fundação Cultural é uma das parceiras da programação conjunta realizada por instituições públicas e entidades classistas no “Natal da Família – Juntos por um Natal mais presente”.


“Pensamos na programação deste ano com muito carinho, querendo valorizar nossos artistas e nosso patrimônio, e ao mesmo tempo propor uma reflexão para que a cidade não consuma tanto e enxergue a cultura e nosso artesanato. Também tem a música na Feira de Artesanato, e na Concha, a orquestra. E a gente fecha com o Réveillon. Uberaba está oferecendo uma programação boa para as famílias e para os turistas, que serão recebidos com carinho. Essa atividade cultural e todos os outros segmentos darão um show”, finaliza Sumayra Oliveira.
Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 24.11.2015

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar