WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/11/2015 - Uberaba celebra Dia da Consciência Negra com programação especial

Uberaba terá uma programação especial para marcar o Dia da Consciência Negra comemorado em 20 de novembro (sexta-feira). A data é alusiva à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial.

A programação, realizada pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e outras secretarias, em parceira com coletivos negros, iniciou no dia 10, com a abertura das exposições "Mulher coragem e Força: Carolina Maria de Jesus" e "Varal de Corpos - Inclusão", da Ruth Gobbo. As exposições seguem até dia 27 de novembro.

Com programação especial, no dia 20, acontece às 9h concentração para a marcha na avenida Presidente Vargas, que seguirá para a praça Nossa Senhora da Abadia, com a participação do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares. A chegada será por volta de meio-dia, quando será celebrada Missa Afro na Paróquia da Abadia, com coordenação da professora Inês Fernandes do Coral Afro.

Após a missa, às 13h, acontece almoço cultural, com programação musical aberta pelo cantor Reginaldo Silva, o Peixinho, em voz e violão interpretando músicas de interpretes e compositores negros da MPB.

Às 13h45 será a vez do grupo Meninos da Batukada – Casa de São Benedito, sob a coordenação do professor Fernando Rodrigues.

Às 14h acontece apresentação de Maculelê – Luta e dança com bastão e facão, pelo grupo Raízes do Brasil, sob a coordenação do Professor Gleiçon Marques.

Às 14h15 a apresentação musical será com Erley Diamante Negro em voz, violão e teclado interpretando músicas temáticas de compositores negros da MPB.

Já as 14h45, o grupo Tambor de Mina faz apresentação afro religiosa do Maranhão, com apresentação de Grupo de Folclore Casa São Benedito, sob coordenação da Mãe Ana Lúcia Pereira e João Neves dos Santos.

Na sequência será feito lançamento do livro Diário de Birita e Cinderela Negra, sob coordenação do professor e historiador Carlos e apresentação do Coral Cidade de Uberaba da Fundação Cultural, cantando músicas de Carolina Maria de Jesus, sob regência da professora Marly Gonçalves. Já a atriz e diretora de teatro Ana Elisa interpreta poemas de Carolina de Jesus.

Continuando as apresentações musicais, às 15h45 o músico, instrumentista, cantor e compositor Marcelo Taynara canta músicas temáticas alusivas à data, em voz e violão.

Na programação também haverá espaço para homenagens. Às 16h15 serão homenageadas Dona Ana, Dona Maria, a jornalista Elvia Moraes, Mãe Bia e a professora e advogada Sandra Helena.

Apresentação de Jongo – manifestação cultural afro pelo grupo Raízes do Brasil, sob a coordenação do professor Gleiçon Marques, acontecerá às 17h. Já as 17h20 a cantora Paula Karine canta músicas de compositores afro brasileiros, em voz e violão.

O encerramento das celebrações está previsto para 17h45, com Bumba meu Boi, por Trancilim Dr São João – manifestação cultural afro do Maranhão e apresentação do grupo de folclore Casa de São Benedito, sob a coordenação de Mãe Ana Lúcia Pereira e João Alves dos Santos.

A data – Vale lembrar que mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi oficializada pela Lei 12.519 de 2011.

Em Uberaba a lei municipal foi aprovada em 2008, por iniciativa da ex-vereadora Marilda Ribeiro.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar