WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/10/2015 - Sexta Clássica apresenta recital de violão

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e da Escola de Cultura e Arte de Uberaba, apresenta mais uma edição da Sexta Clássica, com recital de violão. O evento acontece nesta sexta (30), no Teatro Experimental de Uberaba, às 20h, com entrada franca.

O recital estará a cargo de Arthur Forattini Dias e Christhian Beschizza.

Na primeira parte do recital, Arthur Forattini tocará quatro clássicos de Heitor Villa-Lobos, começando com Prelúdio nº 1; Mazurka-Choro; Choro número 1 e Prelúdio nº 5 e termina com Sons de Carrilhões, de  João Pernambuco.

Forattini teve seu primeiro contato com a música ainda criança, atraído pelo som da guitarra elétrica, iniciando seus estudos nesse instrumento de forma autodidata. Seus avós, grandes apreciadores da música clássica, sempre foram influência e uma conexão direta à música de grandes compositores. Seu primeiro estudo formal com o violão clássico foi com o compositor uberlandense Rodrigo Nepomuceno e posteriormente com o violonista italiano Roberto Caimi, com quem também estudou solfejo, percepção e teoria. Desde então, desenvolve suas aptidões musicais também em outros instrumentos e na composição. Em 2011, ingressou na graduação em Música (Bacharelado em Violão) na Universidade Federal de Uberlândia, com ênfase na interpretação da obra para violão do compositor Heitor Villa-Lobos e em música brasileira.

Na segunda parte do recital, Christhian Beschizza tocará Retrato Brasileiro, de Baden Powell; Bachianinha nº 1, de Paulinho Nogueira; Magoado, de Dilermando Reis; Prelúdio nº 4, Prelúdio nº 2, Prelúdio nº 3 e Estudos nº 1 e 6, todas de Heitor Villa-Lobos, além de Duo: Água e vino, de Egberto Gismonti.

A uberabense Christhian Beschizza nasceu em meio a violões e cresceu cercado por música. Foi autodidata em diversos instrumentos, com enfoque e destaque às cordas dedilhadas. Graduou-se em Música (bacharelado em Violão) pela Universidade Federal de Uberlândia e participou de masterclasses de violonistas de renome internacional. Sua atividade como pesquisador pauta-se na transcrição de música de J.S. Bach para violões de extensão ampliada.

O projeto Sexta Clássica faz parte da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau) e da Orquestra Municipal, sendo os dois projetos estruturantes da cultura previstos no plano de governo do prefeito Paulo Piau, e já implementados e em execução pela Fundação Cultural. A coordenação e regência é assinada pelo maestro Eliézer Tiago de Oliveira, junto à regente auxiliar Rosana Caetano. A entrada é franca.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar