WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/10/2015 - Vera Cruz recebe peça "História do Dito Historiadô”, com entrada gratuita

Uberaba será o palco, nesta sexta (30) e sábado (31), do grupo teatral sorocabano Barracão da Vó, com o espetáculo teatral "História do Dito Historiadô”. A peça, que conta com o apoio da Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural, terá entrada gratuita e acontece no Teatro Municipal Vera Cruz. A sessão começa às 20h nos dois dias de apresentação.


Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, texto de Ivone Martins e direção de Rodrigo Cintra, “História do Dito Historiadô” conta a história de um moço simples, da roça, analfabeto, mas que nutria grande vontade de aprender a ler e escrever. Assim, dedicou-se com afinco aos estudos, sonhando ir para a capital tornar-se escritor e, quem sabe, artista de rádio, tal era sua paixão por fatos históricos, lendas, poesias e outros gêneros.


Carinhosamente tratado por Dito, pelos membros da família, para desespero de sua mãe e de sua madrinha, o aspirante a escritor sofre um "porre de cultura", uma espécie de regressão no tempo, manifestando-se como o personagem Juca Barro. Diante daquele fato, a mãe de Dito pede ajuda a seu "cumpadi", que a orienta no sentido de chamar um (falso) "benzedô" famoso nas redondezas. Eliminando o mal, Dito casa-se com a filha de um "curticero" conhecido na região e parte para a capital a fim de realizar seu sonho. A "cumadi" e o "cumpadi" decidem ir a São Paulo fazer uma surpresa ao Dito: assistir ao seu show ao vivo na rádio. Conseguem chegar depois de se perderem na cidade grande e assistir ao show que é realizado por alguns cantores e cantoras caipiras que estão iniciando sua carreira musical. Emocionam-se ao saber que o número principal da noite será feito por Dito Historiadô. Só não imaginavam que teriam outra surpresa no meio do show.


Na circulação nacional, a peça teatral percorre as cidades paulistanas de Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Bofete, Santana do Parnaíba e Votorantim. No Paraná, passam por Jaguariaíva. Em Goiás, na cidade de Caldas Novas. E em Minas Gerais, nas cidades de Uberaba e Uberlândia. Todas as apresentações são gratuitas e contam com o apoio das prefeituras das cidades.


Barracão da Vó
Formado em 2005, o grupo teatral Barracão da Vó surgiu com o objetivo de praticar o exercício do ator em cena e seu diálogo com o público e sociedade. O grupo acredita que a pesquisa focada nas potencialidades do ator e na experimentação cênica permite abraçar múltiplas linguagens estéticas e temáticas, criando um campo fértil ao trabalho investigativo.


História do Dito Historiadô estreou na cidade de Sorocaba em agosto de 2012, cumprindo temporada de 20 apresentações e sendo assistida por mais de 2.000 pessoas de Sorocaba, São Paulo e região. O texto escrito pela atriz e dramaturga Ivone Martins é uma comédia fictícia baseada nos costumes e tradições da vida caipira paulista, mais precisamente do caipira sorocabano do final do séc. XIX e início do séc. XX. A proposta foi criar uma linha de pesquisa tomando como referência três linguagens teatrais: o épico-narrativo, o circo-teatro e a linguagem clownesca.


As músicas do espetáculo são cantadas e tocadas ao vivo, com o objetivo de realizar um resgate musical caipira. Muito mais do que narrar ou contar uma história fictícia, o grupo tem o objetivo de realizar um espetáculo teatral contemporâneo resgatando a simplicidade e a alegria da vida em uma sociedade caipira, construindo uma atmosfera de sensações. "História do Dito Historiadô" é uma divertida e dramática contação de história vivenciada.
 
Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar