WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/10/2009 - Uberabenses aprovam ações para a cultura

Encerrada ontem, a Conferência Municipal de Cultura aprovou 20 propostas para levar à etapa estadual da discussão sobre políticas públicas para o setor. No evento, as lideranças também participaram da elaboração do plano de trabalho da Fundação Cultural para os próximos dois anos, elencando 60 ações a serem desenvolvidas.

Segundo o presidente Rodrigo Mateus de Oliveira, no plano local de ações está sendo implementada de imediato a reativação do conselho municipal de políticas culturais, que estava há quatro anos parado e teve nova diretoria eleita na conferência. Além disso, é prioridade a criação da lei municipal de incentivo à cultura. Rodrigo afirma que seminário está previsto para novembro, no qual serão discutidos os modelos existentes e a legislação mais adequada à realidade uberabense. “Queremos enviar este ano projeto de lei à Câmara e já ter a lei em 2010, permitindo abatimento de IPTU e ISSQN para quem patrocinar projetos do setor”, destaca.

O presidente da FCU destaca que, com a nova lei, também será viabilizado o fundo municipal de cultura, pois os recursos captados serão direcionados para o fundo. O plano de ações prevê ainda trazer de volta para Uberaba o acervo do jornal Lavoura & Comércio, revitalização de museus, campanha para publicação de obras de autores locais, entre outras. Conferência estadual.

Já na discussão para políticas nacionais, Rodrigo destaca as propostas referentes à promoção de turismo cultural, à interiorização das oficinas de capacitação para agentes culturais e também a criação de fundos setoriais para as diversas áreas culturais. Onze delegados foram eleitos para defender a pauta na etapa estadual.

 

Fonte: Jornal da Manhã - 31/10/2009 - Gisele Barcelos

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar