WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/10/2015 - Livros selecionados pelo FMC serão lançados neste sábado

Os livros foram selecionados pelo Fundo Municipal de Cultura, que escolheu 12 projetos, todos em andamento

Dois projetos que foram aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), cujo edital foi lançado pela Fundação Cultural de Uberaba, serão lançados neste sábado (24). As obras são “Livro das Chuvas”, de Jorge Alberto Nabut, e “Literatura e Estudos Históricos em Uberaba”, de Guido Bilharinho, que é o primeiro livro do projeto “Trilogia sobre Uberaba”.

O lançamento dos livros integra a Semana Nacional do Livro, e acontece em reunião informal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, neste sábado (24), às 10 horas, na livraria Lemos & Cruz, que fica na avenida Maranhão, 1.419, bairro Santa Maria.

Além dos dois livros do FMC, também será lançado o “Imigração Italiana em Uberaba, Sacramento e Conquista”, de Heladir Josefina Saraiva e Silva, com verba da Prefeitura de Uberaba.

Sobre as obras que foram realizadas com a verba do Fundo, o Livro das Chuvas, do autor Jorge Nabut, recorre à tradição vivida por ele em sua infância, à experimentação de sua juventude, em contato direto com as enchentes e às inundações e ao contexto atual, quando a conscientização da importância das águas é a arma mais eficaz contra sua escassez, para fazer incisivas visitas poéticas às chuvas.

Já o livro Literatura e Estudos Históricos em Uberaba, de Guido Bilharinho, é o primeiro do projeto “Trilogia sobre Uberaba”, que compõe três ensaios. Os outros dois livros são “Periódicos Culturais de Uberaba” e “Informações sobre Uberaba”, contendo dados sobre a fundação e evolução econômica de Uberaba, e sobre suas instituições culturais, museus, teatros, imprensa, espaço urbano, igrejas, capelas, fóruns.

Vale lembrar que 13 projetos foram selecionados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), porém um dos escolhidos desistiu por motivo de mudança para outro país.

O objetivo do FMC é financiar e apoiar projetos culturais que teriam dificuldades para obter patrocínio. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural. Ao todo, foram disponibilizados R$ 200 mil para os financiamentos das ações culturais. No total, 38 projetos foram inscritos. A Fundação Cultural está acompanhando o desenvolvimento de cada projeto, a maioria já em fase adiantada de realização.

 “O Fundo Municipal de Cultura é sem dúvida uma das maiores conquistas para o setor artístico-cultural de Uberaba, em especial por fomentar a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos, por meio do investimento de recursos financeiros para a realização de empreendimentos artístico-culturais”, lembra a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar