WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/10/2015 - TEU Show e TEU Jazz fazem o melhor da música nesta quinta (22)

O Teatro Experimental de Uberaba (TEU) receberá, nesta quinta-feira (22), mais uma edição dos projetos TEU Show e TEU Jazz.


No primeiro espetáculo, o TEU Show apresenta o Trio Jazz Mineiro e André Fernandes, tocando Milton Nascimento, a partir das 19h30. O Trio Jazz Mineiro é formado por Waldir Mendes (guitarra), Daniel Amâncio (contrabaixo), e Thiago Vieira (bateria), que desenvolvem um trabalho que percorre da música brasileira ao jazz/fusion, com uma roupagem moderna e coesa.


Um power trio que segue a tradição de tocar “uns pelos outros” num show que promete muita energia e vibração, com a participação do grande pianista Rafael Camilo. O trio se apresenta com o músico e arranjador André Fernandes, que já trabalhou ao lado de grandes músicos, como Fausto Reis, Sérgio Ramos, Kelvi Balbino, Josué Sousa, quando produziu o CD "Luísa Vogt – Momentos a sós".


Fernandes tem um estilo incomparável, interpretando o melhor da música popular brasileira. Dada sua qualidade, o músico realiza eventos e participa de festivais como arranjador e de diversos projetos ligados a música, além de tocar em diversos locais. Nesta quinta, o grupo toca músicas de um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB, Milton Nascimento.


Em seguida, das 20h30 às 23h, o projeto TEU Jazz, leva ao palco o pianista italiano, compositor e arranjador Turi Collura, radicado no Estado do Espírito Santo. Collura acumula extensa carreira nas qualidades de instrumentista, compositor e educador musical. Como educador, leciona desde 2003 na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), onde coordena o Departamento de Música Popular, por ele fundado. Leciona as disciplinas Harmonia, Improvisação, Piano Popular e Prática de Conjunto. Turi teve papel relevante na formação musical de muitos dos músicos que compõem a atual cena musical capixaba.


Turi é autor do método em dois volumes "Improvisação: práticas criativas para a composição melódica na música popular", publicado pela editora Irmãos Vitale, e considerado hoje entre os melhores métodos musicais do Brasil. Os livros estão sendo adotados por diversas faculdades e instituições de ensino musical brasileiras, e o autor recebe convites para dar palestras e oficinas em vários estados do país. 


Em 2009, Turi lança o método "Rítmica e levadas brasileiras para o piano", que recebeu o incentivo cultural da Lei de Ptrocínio Rubem Braga. A pesquisa sobre os ritmos brasileiros, conduzida com séria abordagem científica, levou à produção de um livro e de uma videoaula. O método se propõe a preencher uma considerável lacuna no ensino musical do piano popular, estimulando a pesquisa nesse âmbito. 


Turi Collura acumula passagens como educador por diversas instituições no Brasil e no exterior. Aproveitando a vinda a Uberaba, ministrará oficina de Harmonia e Improvisação no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi de Uberaba. A noite toca no TEU Jazz ao lado dos músicos Carlos Valeriano, Kelvi Balbino e Daniel Amâncio.


Ativo na cena musical capixaba, Turi lançou em 2007 seu primeiro CD autoral "Interferências", gravado no Rio de Janeiro, com a participação de músicos de renome internacional tais como Nelson Faria, Ney Conceição, Daniel Garcia e Rafael Barata, Daniel Dias, entre outros. 


Em 2011 saiu seu segundo CD, "Conversa na Vila", uma homenagem a Noel Rosa, que teve a relevante participação do grupo carioca Arranco de Varsóvia e de outros músicos de renome, tais como Domingos "Bilinho" Teixeira, Zé Luiz Maia, Márcio "Hulk", Joana Queiroz, Andrea Ernest, Edu Szajnbrum, João Schmid e do ator Marcello Escorel.


No final de 2008 idealizou e produziu o espetáculo "Cartoons em Jazz", que reúne música, teatro e projeções vídeo, apresentando-se em Vitória no Projeto Luzes e Aplausos do Teatro do SESI e na casa de show Spírito Jazz. O espetáculo "Cartoons" seguiu logo em janeiro de 2009 para os palcos das prefeituras de Vitória, Serra e Vila Velha nas respectivas programações culturais de verão e para o Rio de Janeiro. O espetáculo "Cartoons em Jazz" foi eleito por um juri do jornal A Gazeta entre os melhores shows de 2008, junto a Ney Matogrosso, Hamilton de Holanda, Paralamas e Titãs. Atualmente, Turi prepara a publicação do Volume 2 do método "Rítmica e Levadas Brasileiras".


Como pesquisador, concluiu em 2007 uma pós-graduação em Musicoterapia na Universidade Federal do Espírito Santo. É mestre em Letras pela mesma instituição, com o trabalho "Malandros e malandragem: Noel Rosa". E todo seu trabalho será mostrado em Uberaba. Imperdível, TEU Show e TEU Jazz, no Teatro Experimental de Uberaba, a partir das 19h30 desta quinta (22).
 
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar