WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/10/2015 - Ações marcam Semana Nacional do Livro

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e da Superintendência das Bibliotecas, comemora de 23 a 29 a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Dentre as ações comemorativas, que acontecem na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, estão agendadas mostra de arte, palestras e debates, com temas de literatura, leitura, arte e ciência e lançamento de livros. Também acontecerá o Bibliotour, de 23 a 29, com visita guiada aos espaços da Biblioteca e participação em roda de leitura no setor infantil e juvenil e orientação à pesquisa. O Bibliotour é voltado para alunos de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior e outras instituições interessadas e agendamento pode ser feito pelo telefone 33321900, ramal 23.

Lançamentos - Dentro da Semana Nacional do Livro, serão lançados três livros, em reunião informal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. O lançamento acontecerá neste sábado (24), às 10 horas, na livraria Lemos & Cruz, que fica na avenida Maranhão, 1.419, bairro Santa Maria. Dois livros foram produzidos com verba aprovada pelo Fundo Municipal de Cultura: “Livro das Chuvas”, de Jorge Alberto Nabut, e “Literatura e Estudos Históricos em Uberaba”, de Guido Bilharinho, que é o primeiro livro do projeto “Trilogia sobre Uberaba”.

O outro livro a ser lançado é “Imigração Italiana em Uberaba, Sacramento e Conquista”, de Heladir Josefina Saraiva e Silva, com verba da Prefeitura de Uberaba.

Em Livro das Chuvas, o autor Jorge Nabut recorre à tradição vivida por ele em sua infância, à experimentação de sua juventude, em contato direto com as enchentes e às inundações e ao contexto atual, quando a conscientização da importância das águas é a arma mais eficaz contra sua escassez, para fazer incisivas visitas poéticas às chuvas.

Já o livro Literatura e Estudos Históricos em Uberaba é o primeiro do projeto “Trilogia sobre Uberaba”, que compõe de três ensaios. Os outros dois livros são “Periódicos Culturais de Uberaba” e “Informações sobre Uberaba”, contendo dados sobre a fundação e evolução econômica de Uberaba, e sobre suas instituições culturais, museus, teatros, imprensa, espaço urbano, igrejas, capelas, fóruns.

Algumas ações já estão sendo realizadas, como a mostra O invisível, exposição de objetos com materiais recuperados produzidos durante oficinas na Casa do Artesão a partir de materiais doados pela Biblioteca Municipal, sob coordenação de Aguimar José Luiz e de Pedro Macedo. A mostra está no salão do acervo geral da biblioteca. Outra mostra é a de fotografia Uberaba: minha terra, minha gente, que estava na Galeria de Artes Rachel Machado, na Fundação Cultural, e agora pode ser apreciada na Galeria de Arte Anatê da biblioteca.

Eventos - Ainda dentro da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, será realizada a palestra Leitura: chatice ou necessidade?, dia 26, às 19h30, a cargo de Márcia Regina Pires. O evento será realizado na Sala de multimeios da Biblioteca Municipal, às 14h, para universitários, estudantes de ensino médio, professores e mediadores de leitura. No dia 27 acontece a roda de conversa: leitura e a literatura - caminhos de interação com deficientes visuais em bibliotecas públicas, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Ainda no dia 27 será realizado o evento Imagens Culturais em Mia Couto e Hugo Mãe: uma leitura de As confissões da Leoa e O remorso de Baltazar Serapião, na sala de Multimeios da biblioteca, às  19h30. No dia 29 será ministrada a palestra “O romance brasileiro: de Manoel de Macedo a Lima Barreto”, pelo escritor e historiador Guido Bilharinho, na sala de multimeios, às 19h30.

Antes, no dia 28, será inaugurada a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques, no Cemea Abadia, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 3317, às 18h.

Vale lembrar que algumas ações já estão sendo realizadas, como a mostra O invisível, exposição de objetos com materiais recuperados produzidos durante oficinas na Casa do Artesão a partir de materiais doados pela Biblioteca Municipal, sob coordenação de Aguimar José Luiz e de Pedro Macedo. A mostra está no salão do acervo geral da biblioteca. Outra mostra é a de fotografia Uberaba: minha terra, minha gente, que estava na Galeria de Artes Rachel Machado, na Fundação Cultural, e agora pode ser apreciada na Galeria de Arte Anatê da biblioteca.

Jorn. Graça Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar