WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/10/2015 - Mostra O Invisível pode ser vista na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e da Superintendência das Bibliotecas está com a Mostra O Invisível – Homenagem ao Bispo do Rosário Marques exposta até o próximo dia 16, Galeria de Arte Anatê da Biblioteca Municipal, das 7h15 às 21h45.

A Mostra O Invisível é uma exposição de objetos com materiais recuperados produzidos durante oficinas na Casa do Artesão a partir de materiais doados pela Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, sob coordenação de Aguimar José Luiz.

A mostra vem de oficina realizada na Casa do Artesão. A arte do inconsciente, registrada desde 1946 no Centro Psiquiátrico Nacional – Rio de Janeiro pelo diretor Paulo Elejalde e a Doutora Nise da Silveira, é, sem dúvida, um grande legado para a compreensão da complexidade do ser humano. Esses registros deram origem ao Museu de Imagem do Inconsciente – Engenho de Dentro (RJ) e seu acervo pode ser visitado também em exposições itinerantes em outros museus brasileiros.

Ciente de que o exercício de expressão por meio da pintura, escultura, desenho pode ser um coadjuvante no tratamento e recuperação do equilíbrio em pessoas em processo de stress e depressão, conforme estudos já amplamente divulgados pelas equipes de psicanalistas que se dedicam ao assunto, a Casa do Artesão criou uma sala para receber pessoas, indicadas por psicanalistas, com o objetivo de auxiliar em seus processos de recuperação.

As oficinas não têm como princípio o tratamento. Consistem em exercício de expressão da arte pela arte e suas técnicas de composição e estética, em um atelier aberto, conforme as habilidades das pessoas indicadas.

Nestas oficinas os participantes constroem objetos, pinturas, desenhos, com a mediação do artesão Aguimar José Luiz, num esforço de conduzir a expressão do pensar e do sentir na produção de objetos artesanais e, por que não, objetos de arte. Neste processo, é possível que os próprios sujeitos conheçam seus traços comportamentais, suas habilidades e seus desejos impressos nos objetos produzidos.

A mostra, homenageia-se, a figura de Artur Bispo do Rosário, por sua dedicação à criação de peças a partir de materiais de seu cotidiano. O artista nasceu em Japaratuba/SE em 1911e mudou-se, em 1925, para o Rio de Janeiro, falecendo em 1989 com 78 anos. Teve um delírio místico e foi internado no Hospital dos Alienados na Praia Vermelha – RJ, como esquizofrênico-paranoico de 1940 a 1960.

Mesmo assim, cria por volta de 1000 peças sendo a mais famosa o “Manto Sagrado”, feito de cobertor bordo com linha e outros materiais. Segundo ele, o objeto é para esperar o criador.

A mostra O Invisível pode ser visitada na Galeria de Arte Anatê da Biblioteca Municipal, das 7h15 às 21h45, até o dia 16.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar