WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/10/2015 - Fundação Cultural lança o Álbum de Figurinha Patrimônio Ilustrado de Uberaba nesta terça

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, lança nesta terça-feira (6) o Álbum de Figurinha Patrimônio Ilustrado de Uberaba. O lançamento do Álbum acontece no Teatro Municipal Vera Cruz, às 9h, com a presença do prefeito Paulo Piau, da presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, da superintendente Regional de Ensino, Marilda Ribeiro, da secretária de Educação, Silvana Elias, e de alunos de escolas de Uberaba.

O projeto Patrimônio Ilustrado de Uberaba foi elaborado pelo Departamento de Fomento da Fundação Cultural e aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura e é composto pelo Álbum de Figurinha Patrimônio Ilustrado de Uberaba, contendo 156 cromos adesivos sobre os patrimônios culturais da cidade – bens artísticos e históricos de Uberaba, mostrando patrimônio material (com bens móveis e imóveis) e imaterial (manifestações culturais) –, e 66 personalidades que colaboraram na construção histórica da cidade. 

O álbum faz uma abordagem lúdica sobre patrimônio histórico da cidade de Uberaba, com textos explicativos, ilustrado com 156 figurinhas auto-adesivas, disseminando as manifestações artísticas e culturais, personalidades que fazem parte da memória coletiva da cidade, imóveis tombados e inventariados.

O objetivo é abordar a questão da importância e da preservação do patrimônio cultural de forma lúdica, acessível a todas as idades, colaborando na compreensão da história da cidade.

As informações históricas contidas no álbum são de responsabilidade do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e a coletânea será distribuída gratuitamente nas escolas públicas municipais e particulares como projeto de Educação Patrimonial. Os álbuns também serão distribuídos na Fundação Cultural para a comunidade, local onde será, ainda, posto de troca para as figurinhas repetidas. As figurinhas carimbadas serão distribuídas nos Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Decorativa,  Museu do Zebu, e na Biblioteca Municipal  Os seis primeiros álbuns completos com mais figurinhas carimbadas receberão brindes. 

Dentre as figurinhas estão Vigário Silva, Major Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, Antônio Borges Sampaio, José Mendonça, Hildebrando Pontes, entre outros nomes de relevância para a história de Uberaba, além dos imóveis tombados e inventariados pelo Conphau.

Após a distribuição completa das figurinhas terá início a votação popular para eleger As Sete Maravilhas da Cidade. A votação ocorrerá nas escolas, e também pelo email: maravilhadacidade@gmai.com 

 Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar