Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

18/09/2015 - Circuito Dandô traz a cantora Nádia Campos em show gratuito, no TEU

O projeto Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, que acontece nesta sexta (18) convida Nádia Campos, em show gratuito, às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU). A realização do projeto, em Uberaba, é da Prefeitura de Uberaba através da Fundação Cultural.

Desde menina, Nádia Campos criou gosto pela música caipira e pela terra, como todo sertanejo. Sob influência de artistas como João Bá, os irmãos Doroty e Dércio Marques, Violeta Parra, Mercedes Sosa e tantos outros, aos nove anos começou a participar de festivais de música, gravou uma participação no disco de Rubinho do Vale e, mais tarde, foi aluna do paraguaio Eládio Pérez Gonzáles, na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte.

Investindo na carreira musical, a cantora e compositora fez diversas participações em gravações e shows de outros artistas do meio. Emprestou sua voz e habilidade com a flauta doce ao disco Umumakaia, espírito do vento, do colega Sotero Sol, além de registrar poesias cantadas no disco Jardim de Todos.

Nádia Campos também mostrou seu interesse pelas expressões de cultura popular acompanhando e participando de congadas, batuques e cantadores na Serra do Cipó, em Minas Gerais. E ainda foi além das fronteiras brasileiras e participou do encontro Guitarra de Américas na capital Chilena, Santiago. Também interessada pela cultura latino-americana, Nádia passou os anos de 2007 e 2008 conhecendo as culturas argentina e chilena. Neste período, teve contato com os músicos Ernesto Cavour, da Bolívia, o peruano Raul Garcia Zarate, Tânia Ramos, do Paraguai, o colombiano Fernando León e Gustavo Colinas, da Venezuela.


Após a experiência internacional, a cantora gravou seu primeiro disco, Por que Cantamos. Após a gravação, participou de outro festival no Chile, encontros de violeiros do Movimento dos Sem Terra, entre tantos outros, nos quais dividiu o palco com mestres da viola como Dércio Marques, João Bá e Pena Branca. 

Projeto – O “Dandô” é uma caravana musical idealizada pela cantora Kátya Teixeira e teve início em 2013 com shows em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. O projeto tem, em seu nome, uma homenagem ao cantor uberabense Dércio Marques, falecido em 2012. Dércio foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos, culturas.

O principal objetivo do Dandô é promover uma grande circulação de música por todo o país, com artistas de regiões diversas criando um intercâmbio e gerando novas plateias. Cada artista que integra o projeto sai de sua cidade natal para se apresentar nos pontos que fazem parte do circuito, seguindo um calendário anual de shows de março a dezembro.

Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub