WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/09/2015 - Jornada Mineira do Patrimônio Cultural prossegue com Museu a Céu aberto

A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), realiza de 17 a 28 de setembro o projeto Museu a Céu Aberto, na Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa – Jardim Induberaba.

O Museu a Céu Aberto faz parte das programações da 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que tem como tema “Cidades, Regiões e Patrimônio” e é um projeto de educação patrimonial, que irá apresentar aos alunos da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa um conjunto de banners com imagens de bens tombados de Uberaba. O objetivo da exposição é estimular o conhecimento sobre o patrimônio histórico da cidade.

Além do Museu a Céu Aberto, est6á em exposição a mostra “Uberaba: Minha terra, minha gente”, que reúne 60 imagens de fotógrafos profissionais e amadores de Uberaba, retratando patrimônio material e imaterial e do cotidiano da cidade.

A 5ª Jornada acontece durante o mês de setembro com diversas atividades. O ponto alto será o seminário, que acontece no próximo dia 25 no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 7h30 às 18h. Com abrangência regional, haverá palestras sobre a formação histórica de Uberaba e região, com ênfase para as praças históricas de Uberaba, Uberlândia, Araguari e Araxá e sobre o Patrimônio Histórico do Estado de Minas Gerais. Também será lançado o Álbum de Figurinhas – Patrimônio Ilustrado de Uberaba.

Ação pioneira no Brasil, a Jornada é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) desde 2009. O evento teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Naquele país, desde 1984, um final de semana repleto de atrações culturais é dedicado anualmente à valorização do patrimônio e à mobilização popular em torno de sua preservação.

Em Minas Gerais, a Jornada é desenvolvida anualmente durante todo o mês de setembro e conta com 12 modalidades de participação (Educação Patrimonial, Restauração, Encontro de Grupos das Culturas Populares, Seminário, Curso/Oficina, Exposição, Festival/Feira, Apresentação de Grupos de Dança, Grupos Musicais e Teatro, Publicação e Visitas Guiadas/Patrimônio de Portas Abertas).

A ideia é que cada município desenvolva, junto à comunidade local, ações voltadas à transmissão de valores culturais, resgate da memória e que sirvam de oportunidade para a sensibilização e o envolvimento da sociedade.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar