WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

15/09/2015 - Exposição “Uberaba: Minha terra, minha gente” retrata bens do município

A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, abre nesta terça-feira (15) a exposição “Uberaba: Minha terra, minha gente”, que reúne fotógrafos profissionais e amadores de Uberaba.

Composta por 60 fotografias de 19 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores, a mostra retrata imagens de patrimônio material e imaterial e do cotidiano da cidade.

A exposição acontece na Galeria de Artes Rachel Machado – Casa da Cultura, na sede da Fundação Cultural, com abertura nesta terça (15), às 19h30 e a visitação de 16 a 15 de outubro, das 8h às 18h. A mostra está rica com imagens de Uberaba e irá visitar outros locais, como escolas e bibliotecas públicas, após este período. Esta é a primeira vez que uma exposição reúne tantos fotógrafos uberabenses em uma só mostra e movimentou toda a categoria.

A mostra integrar a 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que tem como tema “Cidades, Regiões e Patrimônio”.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em torno do objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada incentiva o desenvolvimento de diferentes atividades como exposições, seminários, cursos e oficinas, edição de livros e outras publicações, festivais de arte e cultura, bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias, relacionadas sempre com a preservação e a promoção do patrimônio cultural.

Em Uberaba, a Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico (Conphau), elaborou diversas atividades para essa 5ª Jornada. Dentre elas estão ações importantes para resgatar a identidade e a memória local, como o projeto Museu a Céu Aberto, que acontece na Escola Estadual Aurélio Luiz Da Costa, a Seresta na Concha. No próximo dia 25 acontece seminário, com palestras do historiador e analista de proteção e gerência de Patrimônio Material do Iepha, Carlos Henrique Rangel, e a arquiteta Marília Maia Eduarda Teixeira Vale, além do lançamento do Álbum de Figurinhas – Patrimônio Ilustrado de Uberaba.

O objetivo é valorizar e marcar, de forma significativa, a importância cultural que os bens material e imaterial, representam para a cidade.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar