WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/08/2015 - Fundação Cultural aprova 13 projetos no edital de Incentivo Fiscal

Depois de avaliar 21 inscritos, a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura(CMIC) selecionou 13 projetos que serão beneficiados pelo edital de Incentivo Fiscal (IF), cujo objetivo é qualificar projetos artístico-culturais para a obtenção do incentivo fiscal de até R$ 50 mil, através do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O IF tem por finalidade canalizar recursos por parte do contribuinte tributário para as áreas artístico-culturais, de modo a estimular a realização de projetos em Uberaba, mediante apoio financeiro.


Os projetos possuem caráter estritamente artístico-cultural e não podem, de forma alguma, possuir caráter comercial. Além disso, o local de produção e execução é exclusivamente a cidade de Uberaba, visando a beneficiar a própria população. Vale lembrar que o edital do Fundo Municipal de Cultura também selecionou 13 projetos que receberão investimentos para serem executados.


O principal objetivo da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, é fomentar a criação, produção, preservação e divulgação de bens e manifestações culturais e o acesso aos mesmos, por meio do investimento de recursos financeiros para a realização dos empreendimentos artístico-culturais.
 
Confira os projetos aprovados no IF
CD Trio Murupi–Para escutar e dançar
Área: Música
Produção musical com finalidade de gravação e reprodução do CD do Trio Murupi, formado com músicos da cidade de Uberaba/MG, que visa valorizar a cultura brasileira através da divulgação da música tradicional nordestina para vários setores da sociedade.
 
Brasil: Cinco Séculos de História
Área: Literatura
O livro Brasil: Cinco Séculos de História representa uma história cronológica do país, desde os antecedentes à chegada dos portugueses ao Brasil até o ano 2000, compreendendo, porém, este projeto seus três primeiros volumes abrangendo desde os antecedentes ao ano de 1899, abarcando os quatro primeiros séculos de nossa história, que inclui o período colonial, a fase imperial e os onze primeiros anos da história republicana.
 
Filme Longa-Metragem Supernova – Finalização
Área: Audiovisual (cinema)
“Supernova” é um filme longa-metragem que, há anos, à duras penas e com muito profissionalismo, vem sendo realizado por cineastas uberabenses nas dependências do Sanatório Espírita de Uberaba. Projeto pioneiro em Uberaba, já conhecido dos meios de comunicação locais e de boa parte do segmento cultural da cidade, Supernova configura-se importantíssimo não só para o setor audiovisual como para a cultura em geral. O filme, contudo, corria o risco de, após tanto trabalho e empenho, não ser completado a contento, devido à escassez de recursos por parte de seus realizadores. Com o Incentivo Fiscal, o projeto agora poderá ser concluído.
 
Guia Uberaba: Pontos Culturais e Turísticos
Área: Audiovisual, radiofônico e mídias eletrônicas
Desenvolver um aplicativo móvel, usando plataforma iphone/ipad e android, que permita identificar os principais pontos culturais e turísticos de Uberaba. Dessa forma, a comunidade e os visitantes em geral poderão ter acesso fácil e rápido à localização georreferenciada e pontual dos principais pontos culturais e turísticos de Uberaba, bem como acesso a galeria de fotos e descrição sucinta sobre cada local.
 
A Arca dos Desejos
Área: Artes Cênicas
O espetáculo “A Arca dos Desejos” é uma apresentação cênica no estilo de um musical que propõe uma retomada a antigos valores e ao convívio mais humano e menos digital. A proposta será desenvolvida em seis meses e inclui oficinas, espetáculo e gravação de um DVD. Tem como objetivo o fomento a arte e a cultura através da formação artística dos envolvidos, da facilitação do acesso às artes cênicas e da disseminação dos resultados do projeto por meio do DVD.
 
Festival Delícias das Gerais
Área: preservação do patrimônio histórico e cultural
O “Festival Delícias das Gerais” tem a proposta de preservar tradições da culinária regional e incentivar a criatividade gastronômica em estabelecimentos de Uberaba. A perspectiva é estimular o desenvolvimento turístico por meio de cardápios elaborados, congregando cultura e gastronomia. Cada um dos 13 bares e restaurantes integrantes do Núcleo de Turismo do Programa Empreender inscreverá um prato no festival. O público e os jurados visitarão os estabelecimentos participantes e votarão no próprio local, ao som de uma banda local. Uma reunião divulgará os resultados e, como saideira, haverá uma festa no estabelecimento vencedor, com apresentação musical.
 
Festival dos Festivais – Memória Uberaba
Área: Música
Realização do “Festival dos Festivais – Memória Uberaba” para promover o resgate e a difusão da Música Popular Brasileira (MPB), em seus segmentos instrumentais e vocais, despertando nas novas gerações e comunidade em geral o apreço pela música de qualidade e com representatividade na memória coletiva, revivendo o impacto dos grandes festivais, com ingressos gratuitos para garantir a democratização do acesso a este produto cultural.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar