WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/08/2015 - ViJazz & Blues Festival traz quarteto Linha das Cordas e Boney Fields no Domingo na Concha

Depois do grande sucesso da primeira apresentação doViJazz& Blues Festival na última quinta, com público que lotou a Concha Acústica, o próximo Domingo na Concha(23) recebe a segunda parte do projeto, com tributo a Django Reinhardt e show principal com Boney Fields. As apresentações acontecem das 11h às 14h e são abertas ao público.

O tributo a Django Reinhardt será feito pelo quarteto Linha das Cordas, formado pelos guitarristas Carlos Valeriano, Edson Junior e Walter Junior, além do baixista Eduardo Caceres (o Gringo). O grupo foi formado com a proposta de interpretar música de qualidade primando por uma refinada escolha de repertório e interpretação apurada. O quarteto traz o show Tributo a Django, que é um grande passeio pelo repertório desse que foi um dos maiores expoentes da guitarra jazzistica mundial.

No segundo show, o ViJazz traz o trompetista americano Boney Fields. Com um espectro musical que vai do blues ao funk e do rock ao R&B e jazz, ele já gravou e excursionou com grandes nomes do blues e atualmente mantém o The Bone Project, grupo com o qual tem 6 CDs gravados, além de seus trabalhos solos.

Boney Fields teve influências musicais desde muito novo e, desde os 12 anos ao tocar trompete principal na banda do colégio, sua paixão pelo instrumento só aumentou. Começou a tocar profissionalmente em 1979, trabalhando com diferentes bandas locais de Chicago. Teve a sua primeira grande oportunidade no circuito de blues em 1981, quando o lendário guitarrista Jimmy Johnson o contratou para sua turnê norte-americana. Um ano depois, Boney deixou Chicago e partiu para Los Angeles, onde tocou e gravou com dois mestres, Smokey Wilson e Albert Collins.

Em 1985, Fields se juntou a James Cotton Blues Band e rapidamente se tornou o líder da seção de metais, diretor musical e maestro. James Cotton foi a virada na carreira de Boney, que gravou dois dos mais premiados álbuns do Bluesman e teve a oportunidade de tocar e trabalhar com todos os “top-touringartists” como Buddy Guy, Junior Wells, AC Redd, Eddie Clearwater, etc.

Em 1990, ele se mudou para a Louisiana pois sentia que era a hora de começar seu trabalho solo. Lá conheceu e gravou com a sessão de metais de James Brown, formada por Maceo Parker &Fred Wesley. Mas, em 1991, não pôde recusar o convite de Lucky Peterson para ser o trompetista e diretor musical da banda que viajaria por todo o mundo.

Foi em 1996 que Boney começou sua carreira solo e, em 1997, montou o “The Bone Project” na Europa, juntamente com a saxofonista parisiense Nadége Dumas, que se tornou sua esposa alguns anos depois.

Ele gravou seu primeiro álbum solo, "Hard Work", em 1999, que tinha a participação de Bernard Allison, e recebeu diversos prêmios e na Europa e nos Estados Unidos. Já com o The Bone Project, ele lançou 4 CDs.

ViJazz
O Circuito ViJazz& Blues Festival tem o objetivo de descentralizar a cultura e a música de qualidade para o interior do estado, invertendo o fluxo usual dos eventos culturais se iniciarem nas metrópoles. O sucesso fez com que a iniciativa se estendesse, em edições seguintes, para Ponte Nova, Juiz de Fora, Araxá, Ubá, e Belo Horizonte, e agora, em 2015, ocorrendo também em Uberaba e Muriaé.

O ViJazz promove, de forma especial, o que há de melhor da música contemporânea, além de oferecer oportunidade de artistas locais se apresentarem com músicos e bandas renomadas.

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar