WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/08/2015 - Para comemorar o Dia do Folclore, Fundação Cultural doa livros de Catira

Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado neste sábado (22), a Fundação Cultural de Uberaba está realizando a doação de exemplares do livro “Catira - Uma Tradição de 450 Anos” às escolas públicas de Uberaba, de ensino fundamental e médio.


Os livros estão sendo repassados para as escolas de rede municipal e estadual da cidade por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino. Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, o objetivo da doação é incentivar a valorização da cultura popular da região e auxiliar no estudo da manifestação cultural nas salas de aula.


O livro “Catira - Uma Tradição de 450 Anos” foi lançado no ano passado, junto a um documentário, resultantes de um projeto de pesquisa que reuniu grupos de catira de 30 cidades, de seis estados brasileiros.


A catira ou cateretê é uma dança genuinamente brasileira e ninguém sabe ao certo sua verdadeira origem. Alguns acreditam que foi uma mistura de várias culturas, como a africana, espanhola, indígena e portuguesa. Outros acreditam que foi uma forma encontrada pelos jesuítas para melhor entrosamento com os índios. Há, ainda, autores que acreditam que ele veio da África, da Espanha ou Portugal.


Diversos autores nos contam que a catira no Brasil é conhecida desde os tempos coloniais e que o padre José de Anchieta, entre os anos de 1563 e 1597, a incluiu nas festas de São Gonçalo, de São João e de Nossa Senhora da Conceição. O certo é que a Catira adquiriu características de vários grupos que vieram para o Brasil, tornando-se hoje uma dança genuinamente brasileira com raízes sertanejas e de grande relevância no contexto cultural de Uberaba e região.

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar