WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/08/2015 - Uberaba recebe Circuito ViJazz & Blues Festival com jazzistas internacionais

Uberaba recebe o Circuito ViJazz & Blues com dois eventos na Concha Acústica. O primeiro acontece nesta quinta-feira (20), às 20h, e o segundo no Domingo na Concha do dia 23.

Na quinta, dia 20, as 20h, o ViJazz Festival tem abertura com Ricardo Moraes Quarteto e no segundo show Diego Figueiredo convida Larry Coryell e David Garfield. Ricardo Moraes é baixista uberabense de jazz, já excursionou pela Europa tocando ao lado de vários artistas de jazz e tem diversos CDs gravados com formações diferentes.

Após a apresentação de Ricardo Moraes, o paco da Concha recebe o guitarrista brasileiro Diego Figueiredo, reconhecido por sua excelência em mesclar música brasileira ao jazz, que recebe os americanos Larry Coryell e David Garfield, em única apresentação. No palco, o trio promete um repertório que vai de Cole Porter a Tom Jobim.

O escolhido para participar da oitava edição do Circuito Vijazz & Blues Festival 2015, Diego Figueiredo, coleciona duas premiações pelo maior festival de jazz do mundo, o “Montreux Jazz Festival”, como um dos maiores guitarristas da atualidade (2005 e 2007). Nenhum outro músico brasileiro já conseguiu tais reconhecimentos. Com apenas 29 anos, Diego já lançou 15 CDs solos e tem mais de 200 participações em outros discos. Seu show está entre os mais requisitados para festivais no exterior. Já se apresentou em mais de 40 países, com críticas positivas nos maiores e mais importantes jornais da Europa e dos Estados de Unidos. Diego tem um toque único na guitarra, explorando a música brasileira em fusão com o jazz.

Larry Coryell é um dos pioneiros do jazz-rock. Considerado um multi-instrumentista, cantor e uma verdadeira lenda da guitarra, destacando-se como um dos 32 melhores guitarristas do mundo, tem 99 discos lançados desde 1968. Eclético e com uma técnica brilhante, Larry toca diversos estilos, como jazz, blues, música clássica e rock, perpassando desde os mais pesados sons elétricos aos mais suaves sons de um violão acústico e da cítara.

David Garfield é pianista, tecladista e produtor musical, reconhecido por especialistas do mundo inteiro. O artista tem no currículo turnês mundiais, além de atuar na parte criativa de diversas produções de jazz, rock, funk e world music. Já produziu mais de 50 álbuns e tocou com artistas como Cher, The Manhattan Transfer, entre outros. Garfield possui músicas gravadas para produções cinematográficas como “Annie” e “Always”, que contou com a colaboração do J.D Souther. Na televisão, trabalhou com arranjos musicais para a série “Fame”, famosa nos anos 1980, e sua continuação, “The Kids from Fame”, além de comerciais para marcas mundialmente conhecidas. 

Domingo – O ViJazz continua no próximo Domingo na Concha, 23, com Tributo a Django Reinhardt e show principal com Boney Fields. O tributo será feito pelo quarteto Linha das Cordas, formado pelos guitarristas Carlos Valeriano, Edson Junior e Walter Junior, além do baixista Eduardo Caceres (o Gringo) foi formado com a proposta de interpretar música de qualidade primando por uma refinada escolha de repertório e interpretação apurada. O quarteto traz o show Tributo a Django, que é um grande passeio pelo repertório desse que foi um dos maiores expoentes da guitarra jazzistica mundial.

No segundo show, o ViJazz traz o trompetista internacional Boney Fields. Com um espectro musical que vai do blues ao funk e do rock ao R&B e jazz, já gravou e excursionou com grandes nomes do blues. Atualmente mantém o The Bone Poject, grupo com o qual tem 6 CDs gravados, além de seus trabalhos solos. Ele se apresenta no ViJazz meio dia. 

A música de Boney é um espectro musical tão grande que vai do blues ao funk, da world music ao rock e do blues ao jazz e sua única preocupação é para com o público.

Boney Fields teve influências musicais desde muito novo e desde os 12 anos, ao tocar trompete principal na banda do colégio, sua paixão pelo

instrumento só aumentou. Boney começou a tocar profissionalmente em 1979, trabalhando com diferentes bandas locais de Chicago. Teve a sua primeira grande oportunidade no circuito de blues em 1981, quando o lendário guitarrista Jimmy Johnson o contratou para sua turnê norte-americana. Um ano depois, Boney deixou Chicago e partiu para Los Angeles, onde tocou e gravou com dois mestres, Smokey Wilson e Albert Collins.

Em 1985, Fields se juntou a James Cotton Blues Band e rapidamente se tornou o líder da seção de metais, diretor musical e maestro. James Cotton foi a virada na carreira de Boney, que gravou dois dos mais premiados álbuns do Bluesman e teve a oportunidade de tocar e trabalhar com todos os “top-touring artists” como Buddy Guy, Junior Wells, AC Redd, Eddie

Clearwater, etc.

Em 1990, ele se mudou para a Louisiana pois sentia que era a hora de começar seu trabalho solo e lá conheceu e gravou com a sessão de metais de James Brown, formada por Maceo Parker & Fred Wesley. Mas, em 1991, não pode recusar o convite de Lucky Peterson para ser o trompetista e diretor musical da banda que viajaria por todo o mundo.

Foi em 1996 que Boney começou sua carreira solo e, em 1997, montou o “The Bone Project” na Europa, juntamente com a saxofonista parisiense Nadége Dumas, que se tornou sua esposa alguns anos depois.

Ele gravou seu primeiro álbum solo, "Hard Work", em 1999, que tinha a participação de Bernard Allison, e recebeu diversos prêmios e na Europa e nos Estados Unidos. Sua música tem um espectro musical grande, que vai do blues ao funk e ao rock e do R&B ao jazz. Apenas com o The Bone Project, ele lançou 4 CDs.


ViJazz – O Circuito ViJazz & Blues Festival teve sua origem em 2007, em Viçosa-MG, quando nasceu o ViJazz & Blues Festival, mais conhecido como ViJazz. Desde o início, o objetivo do festival é descentralizar a cultura e a música de qualidade para o interior do estado, invertendo o fluxo usual dos eventos culturais se iniciarem nas metrópoles. O sucesso fez com que a iniciativa se estendesse, em edições seguintes, para Ponte Nova, Juiz de Fora, Araxá, Ubá, e Belo Horizonte, e agora, em 2015, ocorrendo também em Uberaba e Muriaé.

O ViJazz promove, de forma especial, o que há de melhor da música contemporânea, suprindo uma demanda da região com apresentações de música instrumental e jazz de reconhecidos músicos do cenário mineiro, nacional e internacional. O evento possui como diferencial a inclusão cultural, oferecendo ingressos populares ou acessíveis. Oferece adicionalmente oportunidade de artistas locais se apresentarem em estrutura profissional de produção e conviverem com músicos e bandas renomadas.


O ViJazz faz parte da ABRAFEST (Associação Brasileira de Festivais de Jazz & Blues), junto com os festivais de Rio das Ostras, Bourbon Street Fest (Rio de Janeiro e São Paulo) e o Guaramiranga / Fortaleza Jazz & Blues, entre outros.

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar