WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/08/2015 - Fundação Cultural participa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

A Fundação Cultural de Uberaba, através do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), realiza atividades que integram a 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. A programação, que começa nesta semana e segue até setembro, tem o objetivo de sensibilizar o público para a preservação e a valorização do patrimônio e da cultura.


Uma das atividades é o Museu a Céu Aberto, que teve início nesta segunda (17) e segue até o dia 28 de agosto. O projeto, de educação patrimonial, apresenta aos alunos da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa um conjunto de banners com imagens dos bens tombados de Uberaba através de uma exposição, estimulando o conhecimento sobre o patrimônio histórico da cidade. 


Já no dia 8 de setembro, a partir das 19h30, será inaugurada a exposição“Uberaba: Minha Terra, Minha Gente” na Galeria de Artes Raquel Machado, que fica na sede da Fundação Cultural na praça Rui Barbosa, 356. A exposição reunirá fotografias profissionais e amadoras dos bens tombados, inventariados e imateriais de Uberaba, com o objetivo de sensibilizar o público a conhecer e despertar a consciência para com a preservação do patrimônio histórico e cultural.  A visitação, gratuita, segue até o dia 30 de setembro em horário comercial.


Fechando o calendário da jornada, o Teatro Experimental de Uberaba (TEU) recebe o seminário “Cidades, Regiões e Patrimônio” no dia 25 de setembro, das 7h30 às 18h. Com abrangência regional, haverá palestras sobre a formação histórica de Uberaba e região, com ênfase para as praças históricas de Uberaba, Uberlândia, Araguari e Araxá e sobre o Patrimônio Histórico do Estado de Minas Gerais. Na ocasião também será lançado um álbum de figurinhas do patrimônio histórico de Uberaba. O evento é gratuito.


A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em torno do objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.


Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada incentiva o desenvolvimento de diferentes atividades como exposições, seminários, cursos e oficinas, edição de livros e outras publicações, festivais de arte e cultura, bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias, relacionadas sempre com a preservação e a promoção do patrimônio cultural.
 
Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar