WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/07/2015 - Fundação Cultural faz homenagem a Fernando Brant nesta quinta

O compositor Fernando Brant, que morreu em junho, será o grande homenageado desta quinta-feira no Teatro Experimental de Uberaba. O músico Marcelo Taynara e amigos fazem reverência ao poeta do Clube da Esquina a partir das 20h30.

Brant foi fundador do movimento Clube da Esquina, e compôs músicas como Travessia, conhecida na voz de Milton Nascimento. Ainda teve parcerias com Lô Borges, Wagner Tiso, Márcio Borges e Nivaldo Ornelas, e participou da composição de canções como Maria, Maria, Planeta Blue e da versão em português de Canção da América.

Nascido em Caldas, Minas Gerais, no ano de 1946, seu envolvimento com a música e a literatura começou quando estudava direito na capital mineira. Nos início dos anos 1960, conheceu Milton Nascimento. Em 1967, o amigo o convenceu a escrever sua primeira canção, Travessia, que, no mesmo ano, ficou em segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, que foi o estopim na carreira de Milton. A dupla produziu, junto a Lô Borges, Tavinho Moura e outros artistas, mais de 200 canções.

Vale lembrar a maestria com que Brant construiu suas letras, encaixando-as nas elaboradas melodias dos parceiros. De Travessia, passando pelas mais conhecidas Maria Maria,Nos Bailes da Vida, Encontros e Despedidas, Caxangá, Para Lennon e McCartney, Canção da América até as talvez menos citadas Raça e Ao Que Vai Nascer, a produção é intensa e imensa. Brant, no entanto, flertou e letrou canções de quase todos os integrantes do Clube e de seus vizinhos mais próximos: Tavinho Moura, Beto Guedes, Toninho Horta, Lô Borges, Wagner Tiso, Flávio Venturini, Nelson Ângelo, Joice... Suas canções foram interpretadas por Mercedes Sosa, León Gieco, Wayne Shorter, para citar artistas do exterior. Impossível listar ou mapear a produção de Fernando Brant sem cometer necessariamente falhas, injustiças ou esquecimentos.

A homenagem a Fernando Brant, por Marcelo Taynara e amigos, acontece nesta quinta (30) no Teatro Experimental de Uberaba, às 20h30, e a entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado a um asilo de idosos em Uberaba.

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar