WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/07/2015 - 11 projetos são selecionados no edital do Fundo Municipal de Cultura

Assinatura do ato do convênio será assinado na próxima semana, no Gabinete do prefeito Paulo Piau; presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, comemora o resultado,  que é um importante mecanismo de política pública cultural e um dos grandes avanços desta gestão 

O Porta-Voz do município divulga na edição desta sexta-feira (10) o resultado final do processo de seleção de projetos a serem beneficiados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Foram selecionados 11 projetos dos 38 inscritos. O ato da assinatura do convênio será realizado na próxima semana, no Gabinete do prefeito Paulo Piau.

O Fundo Municipal de Cultura oferece incentivo financiando e apoiando projetos culturais que, apesar de importantes para a cultura, teriam dificuldades para obter patrocínio. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e é uma das maiores conquistas em termos de políticas públicas para a cultura dos últimos anos.

Dos projetos selecionados, três são da área de música; três na área de artes cênicas; dois na área de audiovisual; dois de literatura e um na área de artes visuais.

Vale lembrar que o Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas residentes em Uberaba para a realização de projetos culturais. Foram disponibilizados R$ 200 mil para financiamento de projetos culturais.

“O Fundo Municipal de Cultura é sem dúvida uma das maiores conquistas para o setor artístico-cultural de Uberaba, em especial por fomentar a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos, por meio do investimento de recursos financeiros para a realização de empreendimentos artístico-culturais”, afirma a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, que comemora o resultado dos selecionados, por ter abrangido todas as áreas. 

Confira os selecionados

1 – Projeto Voyeur: produção de Longa-metragem experimental de Aldo Luiz Pedrosa da Silva. Área: Audiovisual

Este projeto tem como objeto a realização de um longa-metragem cinematográfico de baixo orçamento. Pretende-se produzir este filme de longa duração nos moldes de um curta-metragem, com equipe reduzida, pequenos custos de produção e no formato digital. Com o título Projeto Voyeur, o mesmo abordará em seu enredo questões em voga na contemporaneidade, como o exibicionismo e o voyeurismo na cultura global e consumista atual, principalmente devido à onipresença dos dispositivos tecnológicos, tanto na cidade de Uberaba como no mundo todo. A partir do gênero mockumentary, será proposta uma nova linguagem autoral no âmbito do cinema nacional. 

2 – Princesinha do Sertão de Tales Bastos Barros. Área: Música

Gravação de um CD autoral de Música Popular Brasileira (MPB) com o título “Princesinha do Sertão (Bons Tempos), do músico Tales Bastos, “Talinho”, artista premiado da comunidade uberabense, contribuindo para a preservação da cultura de Uberaba, valorização e disseminação da música regional pela divulgação na mídia local (rádio e TV) e realização de 10 apresentações em escolas públicas e em locais abertos ao público, promovendo a acessibilidade para toda a população do município. 

3 – Trilogia Sobre Uberaba de Guido Luiz Mendonça Bilharinho. Área: Literatura

O projeto Trilogia Sobre Uberaba compõe-se de três ensaios ou livros: Literatura e Estudos Históricos em Uberaba, Periódicos Culturais de Uberaba (que poderá ser intitulado Periódicos Culturais, Empresariais e de Variedades de Uberaba), e, finalmente, Informação Sobre Uberaba, contendo este último ensaio sobre a fundação e evolução econômica de Uberaba, além de informações sobre suas instituições culturais, museus, teatro, imprensa, espaço urbano, igrejas e capelas, fóruns, etc. 

4 – Caderno das Chuvas de Jorge Alberto Nabut. Área: Literatura

A publicação recorre à tradição vivida pelo autor na infância, à experimentação tida na juventude, em contato direto com as enchentes e as inundações e ao contexto atual, quando a conscientização da importância das águas é a arma mais eficaz contra sua escassez, para fazer incisivas visitas poéticas às chuvas. O tratamento gráfico dado permite ainda uma interatividade com o leitor. Será distribuído para bibliotecas e alunos da rede pública de ensino, além de outros segmentos de jovens abertos às questões temporais da estética e do comprometimento social e ecológico. 

5 – Hip Hop na Praça de Taciana Afonso Carvalho de Morais. Área: Artes Visuais

Com o objetivo de estimular a criatividade, a participação e interação dos adolescentes, este projeto propõe o evento “Hip Hop na Praça”, como atividade da Semana do Hip Hop, prevista na lei municipal nº 11.378/2012, para ser realizada na semana de 20 de novembro. A proposta é trabalhar os elementos do hip hop: grafitti, rap e break dance, entre 13h e 17h, nas praças dos bairros Alfredo Freire, Valim de melo e Elza Amuí. Profissionais das áreas citadas concederão palestras e ainda coordenarão as oficinas. Na tarde de cada evento, a praça será decorada com exposição de 40 telas de grafitti e um Dj de Hip Hop estará no evento oferecendo a sonorização. 

6 – Das Gerais Web TV de Renata Degani Ferreira da Silva. Área: Audiovisual

O projeto Das Gerais WebTV tem por objetivo de difundir a nossa cultura através de programas culturais, com fácil acesso de toda a população. Será realizada a criação de um web canal com programação cultural voltada para a população de Uberaba, com a pretensão de nos tornar o principal veículo audiovisual na web da região, difundindo material de boa qualidade, informativo e culturalmente rico para todos. 

7 – Estudo 2 - Desmemória América Latina de Daniel Lopes de Freitas. Área de Artes Cênicas

O projeto pretende a criação de um novo espetáculo cênico da atriz Michelle Ferreira com o músico Daniel Lopes. A proposta visa continuar a pesquisa sobre questões culturais, políticas e sociais da América Latina e sua identidade já iniciada com Desmemória América latina, em 2014, na Cidade do México, por meio de residência artística. O novo trabalho propõe uma pesquisa na musicalidade latino-americana para desenvolver a dramaturgia. A música será executada ao vivo por Daniel Lopes. Pretende-se realizar cinco apresentações, em espaços culturais da cidade como Alternativa Cultural e foyer Sesi Uberaba. 

8 – Calça de Jornal de Débora Braga Bezerra. Área de Artes Cênicas

Baseados no conceito de ameaça de destruição cultural abordado por Omar Souki no livro Genocídio Cultural, o projeto aborda os efeitos da mídia massiva sobre a tradição e a cultura na sociedade urbana e rural, através de duas intervenções artísticas: uma performance teatral e uma exposição artística. Entendendo a arte como ferramenta de conscientização, que tem o poder de avivar no ser humano sua independência conceitual e sua autovalorização, este projeto visa a ascendência cultural local. 

9 – Murilo Limma Duetos de José Murilo Bernardo de Lima. Área: Música

O projeto Murilo Limma Duetos visa a gravação de um CD de Música Erudita, com a presença de vários cantores líricos da cidade de Uberaba, que farão dueto com Murilo Limma. O cantor traz em seu currículo um CD solo gravado, papel principal na ópera As Bodas de Fígaro e no musical O Corcunda de Notre Dame, participação no musical O Fantasma da Ópera e no musical A Família Addams, além de diversos recitais líricos, quatro premiações em concursos/festivais e a produção e direção de seis shows, entre outros. 

10 – Maracanã Canto Coral de Cristina Arruda Correia. Área de Música

Este projeto visa dar continuidade ao “Maracanã Canto Coral”, que desenvolve um trabalho com crianças de 7 a 15 anos desde 2006. Neste ano de 2015 realizará duas oficinas, sendo uma de expressão corporal e ritmo, outra de canto e ensaios de repertório no espaço cedido pelo Santuário Nossa Senhora da Abadia entre julho e dezembro. Também haverá duas apresentações públicas e gratuitas que acontecerão no Teatro Experimental de Uberaba e no Teatro Municipal Vera Cruz, que encerrarão o projeto. 

11 – Forma e Ritmo Oficinas Culturais de Jezreel Braga Bezerra. Área de Artes Cênicas

Realização de oficinas culturais semanalmente, de caráter sequencial, na comunidade rural Capelinha do Barreiro. As oficinas serão: 1. Modelagem em barro; 2. Dança e expressão corporal. Serão três grupos diferentes em cada oficina, divididos por idades. O projeto finalizará com um evento cultural na praça central de Capelinha do barreiro, onde se realizará uma exposição de peças de barro feitas pelos alunos, uma performance de dança das alunas e oficinas de modelagem e dança abertas ao público.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 10.07.2015

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar