WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/06/2015 - TEU Show e TEU Jazz homenageiam Django, Caetano Veloso e Gilberto Gil

Grandes artistas de renome internacional serão homenageados em mais uma edição dos projetos TEU Show e TEU Jazz, que acontecem no Teatro Experimental de Uberaba nesta quinta (25). A partir das 19h30. O público vai conferir a parte 2 o especial Gil&Caetano 50 anos no TEU Show, homenageando os cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso. Logo em seguida, às 20h30 o TEU Jazz apresenta um tributo a Jean "Django" Reinhardt, considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. Os projetos, com entrada gratuita, são realizados pela Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural.


A homenagem a Gil e Caetano acontece em um momento único na carreira dos músicos: este ano, completando 50 anos de parceria, foi anunciado a turnê “Caetano e Gil, dois amigos, um século de música” que vai circular por 11 países da Europa pelo Brasil, quando os dois dividirão o palco para tocar as obras consagradas da carreira.


Em 1965, eles se apresentaram juntos no show Arena Canta Bahia, em São Paulo. No mesmo ano, cada um lançou um disco compacto de início de carreira. De lá pra cá, a parceria deu muitos frutos, como o emblemático disco “Tropicália”, de 68 e o “Tropicália 2”, em 1993.


No TEU, a homenagem será feita por dois músicos uberabenses: Tales Bastos, o Talinho, comanda a apresentação no vocal e violão junto a Marcelo Taynara, no violão, voz e percussão.


Logo depois, no TEU Jazz, Jean "Django" Reinhardt será homenageado em um tributo que vai apresentar o melhor de sua carreira e seu legado para o Jazz mundial. O músico foi um guitarrista de jazz francês de cultura cigana. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, ele também influenciou vários músicos e inovou ao ajudou a criar o estilo gypsy jazz e é considerado o pai do jazz na Europa, um dos primeiros músicos não negros nesse estilo musical.


De descendência cigana, o guitarrista nasceu na Bélgica e acompanhou sua caravana até chegar aos arredores de Paris. Nessa cidade, começou a tocar banjo logo aos doze anos na vida noturna. Em sua primeira gravação conhecida (de 1928) ele toca o banjo. Após um incêndio no mesmo ano, ele perdeu a mobilidade de dois dedos da mão esquerda, o que o forçou a desenvolver uma técnica própria. Django faleceu em 1953, vítima de uma hemorragia cerebral.


Para o tributo a Django, quem sobe ao palco são os músicos Walter Jr, Edson Jr, Eduardo Cáceres e Carlos Valeriano. A entrada é gratuita e o TEU fica na rua Padre Zeferino, 998, no bairro Fabrício.
 
Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar