Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

06/06/2015 - Batalha do Calçadão leva a cultura do hip hop para o público no Calçadão

A Batalha do Calçadão acontece neste sábado (6), no Calçadão da rua Artur Machado, das 16h às 20h. O projeto é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, do rapper Toi e do DJ Nenê e envolve a juventude em busca de difundir a cultura do Hip Hop.

 

A Batalha tem intervenções de DJs, rodas de break, apresentações, shows de rap, batalha de MCs e cada vez mais tem atraído a juventude de Uberaba, mostrando sua alegria e irreverência.

 

O evento busca incentivar o fortalecimento da dança de rua como uma linguagem artística e promover intercâmbio de artistas de breakdancing, com danças das mais variadas técnicas. Além disso, promove duelos de hip hop, repleto de estilos, dando espaço aos rappers uberabenses para mostrar seu talento, conhecimento com as rimas improvisadas de forma inteligente.

 

Com edições desde 2011, o evento acontece a cada quinze dias e tem atraído cada vez mais os amantes de Hip Hop e chama a atenção por dar espaço aos rappers e à juventude para mostrar seus talentos no improviso.

 

O encontro é aberto ao público e atrai, principalmente, adolescentes que vão ao local para improvisar ou assistir aos duelos de rimas que abordam temas como política e problemas sociais. A Batalha no Calçadão é uma forma de dialogar com uma juventude que quer pensar a cidade e a inclusão da arte e cultura como a expressão dos seus desejos, sonhos e perspectivas para o futuro.

 

Hip hop – Vale lembrar que o hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos, como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras, no ritmo forte e intenso, na dança de rua e nas imagens grafitadas.

 

Importante destacar que o hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, no caso o rap Toi, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, o DJ Nenê, a dança do breackdance e a pintura do grafite.

 

O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle, ou improvisação, e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas – competições de dança formais ou informais. Sessões informais e batalhas de freestyle são geralmente realizados em um cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos – freestyle, batalhas e ciphers – são os componentes da dança hip hop.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

 

Comunicação PMU/FCU

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub