WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/05/2015 - Sexta Clássica começa no TEU com recital de violino, viola e violoncelo

Os amantes de música clássica têm um compromisso nesta sexta-feira (29). A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, inicia neste dia 29 mais um projeto continuado, a Sexta Clássica, que acontecerá toda última sexta de cada mês. Para abrir o projeto, acontece um recital de violino, viola e violoncelo com o quinteto Daniel Isaías (viola), Gabriel Gonçalves (violoncelo), Milton Bergo (violino), e Daniel Lopes e Nayane Nogueira (piano). Todos eles são professores da Orquestra Jovem de Uberaba. O recital acontece no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 19h30, com entrada franca.

Sobre os músicos - O violeiro Daniel Isaías iniciou seus estudos musicais em 2002. Em 2004 passou a integrar a Orquestra Filarmônica da Assembleia de Deus de Ribeirão Preto e de 2005 a 2012 integrou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Também já integrou orquestras como a Filarmônica de São Carlos, onde trabalha atualmente, a Orquestra USP Filarmônica e Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (Belém do Pará), além de participar de diversos projetos e festivais de música. Atualmente é professor de violino e viola no projeto Orquestra Viva em Araxá.

O músico Gabriel Gonçalves já participou de festivais em Uberlândia, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Poços de Caldas. Como membro atuante do Udi Cello Ensemble, grupo de violoncelos de Uberlândia, tem se apresentado pelos principais centros culturais do Brasil, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, contando também com a experiência internacional de ter se apresentado junto ao grupo no Festival Internacional de Música Universitária (Fimu), em Belfort, na França, em 2013. Atua como violoncelista na Orquestra do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá/MT.

O violinista Milton Bergo iniciou seus estudos ao instrumento com 11 anos em Ribeirão Preto, aperfeiçoando-se mais tarde em São Paulo, com a Altea Alimonda e Paulo Bosísio. Participou de festivais nacionais e internacionais e integrou por 24 anos a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Como músico convidado participou de orquestras como a Sinfônica de Brasília, Campinas, Teatro da Paz (Belém – PA), Bachiana e a Filarmônica, além da Turnê Latino Americana com a Filadelfia Virtuosi Chamber Orchestra. Atuou como professor no projeto Kabuki e festival de música de Novo Horizonte.

Já Daniel Lopes iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Música "Renato Frateschi", em Uberaba. Já participou de projetos como o "Projeto Cariúnas", de Belo Horizonte, e o "Acervo da Música Brasileira -Restauração e Difusão de Partituras" do Museu de Música de Mariana/MG. Desde 2009, o músico atua como pianista em projetos musicais do Colégio José Ferreira e assinou recentemente a direção musical de dois espetáculos cênico-musicais: “Spotlight - Um tributo à Broadway”, com a cantora Mariana Gomes e também “Geografia da Palavra”, com a companhia de teatro Cia Rogê.

Fechando o quinteto, Nayane Nogueira no piano, que tem no currículo premiações como 2° e 3° lugares no Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli, 1° e 2° lugares no Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, 3° lugar no programa “Segunda Musical”, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte e Menção Honrosa no XXIII Concurso de Piano Souza Lima/SP. Atualmente, Nayane é professora de piano, pianista correpetidora e oficineira de teoria e percepção musical na Orquestra Jovem de Uberaba.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar