WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/05/2015 - Valdir Verona é a atração do circuito de música “Dandô” em Uberaba

Uberaba recebe, nesta quinta-feira (21), o projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, que acontece no Teatro Experimental de Uberaba (TEU) a partir das 20h. O projeto, que acontece em parceria com a Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural, traz show do músico Valdir Verona com entrada gratuita.

Natural de Caxias do Sul/RS, Valdir Verona é músico com 25 anos de carreira profissional e trabalha com apresentações musicais em diversos formatos: solo, duos, trios, grupos e músico acompanhante. Além disso, tem trabalhado ao longo dos anos com aulas de música e produções musicais.

No currículo, Verona possui cursos de Teoria Musical e Solfejo, Violão Clássico, Harmonia e Improvisação, além de participação em oficinas como de viola, canto, grupo vocal e percepção musical. Gravou CDs, DVDs e fez diversas participações especiais em trabalhos de artistas solo, grupos musicais, CDs de poesia e festivais. Já se apresentou em importantes festivais, mostras de música e projetos em cidades como Brasília/DF, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS, Joinville/SC e Santa Cruz do Sul/RS.

Em janeiro de 2012, o músico fez parte do elenco de artistas que representaram o Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, na noite em que o país foi homenageado no evento. Em abril do mesmo ano voltou a representar o país no exterior, fazendo dois shows na Feira Internacional do Livro de Bogotá – Colômbia, evento no qual o Brasil foi convidado de honra.

No ano de 2010 foi selecionado com o Duo de Viola e Acordeon para o I Festival Voa Viola entre os 24 trabalhos mais representativos da viola no atual cenário nacional. Além disso, recebeu o Prêmio Excelência da Viola Caipira 2013 na categoria “Arranjador” e na edição de 2010 na categoria “Novas Vertentes” por seu trabalho com o instrumento, dirigido aos ritmos sulinos. Ganhou ainda o título de Mestre da Cultura Popular - Outorgado pelo município de Caxias do Sul em 2011.

Atualmente, Valdir Verona vem desenvolvendo um trabalho de resgate da viola de 10 cordas na música do Sul que vai desde recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e tablaturas.

Dandô

O “Dandô” é uma caravana musical idealizada pela cantora Kátya Teixeira e teve início em 2013 com shows em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. O projeto tem, em seu nome, uma homenagem ao cantor uberabense Dércio Marques, falecido em 2012. Dércio foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos, culturas.

O principal objetivo do Dandô é promover uma grande circulação de música por todo o país, com artistas de regiões diversas criando um intercâmbio e gerando novas plateias. Cada artista que integra o projeto sai de sua cidade natal para se apresentar nos pontos que fazem parte do circuito, seguindo um calendário anual de shows de março a dezembro.

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar