WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/05/2015 - Igreja de Santa Rita será entregue reformada nesta quarta

Obra ficou em R$ 44.540, com investimento do Fundo do Patrimônio Histórico, e está sendo considerada a reforma mais ampla das últimas décadas; descerramento da placa será no primeiro dia da novena em louvor à Santa Rita dos Impossíveis

A reforma estrutural e de conservação da Igreja de Santa Rita será entregue à população nesta quarta-feira (13), após o início da novena em louvor à santa. A reforma foi realizada pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

A obra ficou em R$ 44.540,00 e foi contemplada a limpeza de telhados e telhas; retirada de fezes de pássaros urbanos sobre a área do forro, em especial pombo; descupinização da área do forro e dos beirais; retificação dos beirais; pintura interna e externa; colocação de manta térmica; reconstrução da fiação; colocação de tabeiras de madeira no contorno dos beirais; correção do reboco e aplicação de textura acrílica nas paredes internas e externas; fixação de todas as telhas coloniais com arame galvanizado; colocação de soleira de madeira de lei na porta de entrada lateral; substituição de barrote de madeira de lei, além de parte de sustentação do alicerce e execução de muro de arrimo e passarela de concreto de entorno da parede do fundo da igreja.

Vale destacar que a reforma foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e custeada pelo Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que provém de arrecadações do ICMS Cultural.

Na Igreja, construída em Uberaba, no ano de 1854, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939, está instalado o Museu de Arte Sacra. Por ser um bem histórico tombado pelo Iphan, toda a originalidade da igreja foi mantida. 

A reforma se fez necessária já que estava infestada por fezes de pombos. Com a reforma o problema foi solucionado, com a colocação da manta térmica.

O descerramento de placa da reforma da Igreja de Santa Rita/Museu de Arte Sacra acontece no primeiro dia da novena em louvor a Santa Rita, que acontece de 13 a 22 de maio. O ato solene será após a missa das 19h, por volta das 19h45, com o descerramento da placa, seguido de recital com os professores da Orquestra Jovem de Uberaba.

Cinco professores farão o recital: Milton Bergo (violino); Daniel Isaías (viola); Gabriel Gonçalves (violoncelo); Daniel Lopes (piano) e Nayane Nogueira (piano).

A arquiteta do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MG), Fernanda Heitmann Saraiva, vitoriou a obra, aprovou a reforma e elogiou o trabalho realizado na restauração da obra, lembrando que nem o Iphan realizaria um trabalho tão bem feito como o realizado.
Novena – A novena de Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis, acontece de 13 a 22 de maio, às 19h. No domingo (17) serão duas celebrações, às 8h e às 18h. No dia 21 acontece a Missa da Benção das Rosas, às 19h. Os fiéis devem levar rosas para serem abençoadas e entregues a um devoto impossibilitado de participar da Festa de Santa Rita.

Já no dia 22, quando se celebra Santa Rita, haverá missa às 8h e às 19h missa campal seguida de procissão e sorteio da Imagem de Santa Rita, em rifa por adesão.

Museu – O Museu de Arte Sacra (MAS), instalado na Igreja de Santa Rita, possui um acervo rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, que conta a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da Cúria Metropolitana, sobressaindo-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário. Um dos exemplos de seu valioso acervo é o Conjunto de Casula feito com tecido bordado com linha e fios de ouro, proveniente da França em 1909. 

Dentre as peças do acervo se encontram também a escultura em madeira policromada de Santa Rita de Cássia, ou Santa Rita das Causas Impossíveis para os mais devotos, sendo a única imagem que restou da capelinha original, erguida pelo advogado Cândido Justiniano da Lira Gama em 1854. A base da imagem foi refeita após a criação do Museu de Arte Sacra, seguindo o modelo original apodrecido. No ano de 2003 a imagem foi devidamente restaurada.

O horário de visitação do museu é de terça a sexta das 12h às 18h e sábado e domingo das 8h às 12h.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar