WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/05/2015 - Banda Kreddo será a grande atração do Domingo na Concha deste dia 10

O Domingo na Concha deste dia 10, quando se comemora o Dia das Mães, será especial. Neste dia serão escolhidas as duas bandas que irão abrir e encerrar a apresentação do cantor, compositor, instrumentista e um dos integrantes da banda Titãs, Sérgio Britto. O titãs irá se apresentar em Uberaba no dia 17 de maio, durante o projeto Domingo na Concha, em uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural.

Mas a maior atração do dia, sem dúvida ficará com a apresentação da consagrada Banda Kreddo, uma das bandas pioneiras de heavy metal em Uberaba, que fez sucesso e sempre existe pedido para que ela fizesse uma apresentação. A Kreddo tocava muito e influenciou toda uma geração de rockeiros na cidade e região que viriam a montar as suas bandas na década de 90.

E todos poderão relembrar este som neste Domingo na Concha, que promete ser memorável. Os integrantes da banda serão os jurados da final do Concurso de Bandas de Pop Rock e após a escolhas irão dar uma palinha no Domingo na Concha.

Quem assistiu aos shows da Kreddo tem ótimas lembranças pela qualidade de seus músicos. Uma prova disto é que em 2005 a banda fez duas apresentações no Teatro Experimental de Uberaba (TEU) e teve lotação esgotada nos dois dias.

O Kreddo flertava com o rock classic 70 e o heavy metal anos 80 e foi a banda de rock mais influente da região do Triângulo Mineiro na década de 80. Adquiriu nome e fama regional pelo vigor de suas apresentações e a musicalidade recheada de excelentes influências do mundo do rock. Em sua fase embrionária teve o nome de Kamuflagem. Essa designação foi criada justamente para que a banda trabalhasse adquirindo experiência para, a seu devido tempo, assumir o nome Kreddo. O único membro a permanecer da fecundação até o término da banda foi João José Borges (Joãozinho Bill).

O primeiro show do Kamuflagem aconteceu no TEU em 11 de fevereiro de 1982. A banda contava com Neto (guitarra e vocal), Marco Antônio (baixo), Marco Aurélio (guitarra e vocal) e João José (bateria e vocal), além de Diney (técnico de luz) e Riger Gomes (técnico de som). Todos juntos não pesavam mais de 100kg. Mas havia toneladas de ideias e vontade. Um fato curioso desta apresentação é que foi necessário repetir o show na semana seguinte devido ao grande assédio do público, até então ansioso por ouvir rock pesado na nossa cidade. O Kamuflagem durou até maio de 1984, tendo realizado apenas nove shows.

Mas a semente havia sido lançada e em junho do mesmo ano o Kreddo realizou seu primeiro show, no salão de festas da Igreja São Judas Tadeu. Interessante comentar que, apesar das músicas pesadas, o Kreddo era muito convidado para shows beneficentes para creches e igrejas, além de fazer bailes. Sempre tocando rock e um pouco de country.

Como o cenário de rock nacional estava em seu momento mais fértil de sua história, havia muita coisa a ser tocada junto com as músicas internacionais. Às vezes, sob os pedidos da audiência para tocar forró e sertanejo, a banda despejava Rolling Stones, Beatles, Creedence, Elton John, Kiss, etc. Nesse período houve algumas trocas de integrantes, mas a cozinha sempre se manteve.

O primeiro show com a formação definitiva, que incluía além de João José, Marco Aurélio, Luís Ricardo (baixo e vocal), Geraldo Matias, o “Melado” (guitarra e vocal), Riger e Rato (novo técnico de luz) foi realizado em março de 1985, no Circo do Povo. À parte algumas apresentações menores, a banda concentrou-se para um grande show ao final daquele ano no Ginásio Sérgio Pacheco. Esse foi um show beneficente para a Creche Pequena Casa de Maria, realizado em novembro.

A partir de fevereiro de 1986 o Kreddo passou a se apresentar quase todos os finais de semana no antigo Coimbra, bar que se localizava na atual praça Markito. Em 22 de fevereiro de 1986 a banda se apresentou na Concha Acústica, contando a história do rock, evento patrocinado pela União Estudantil Uberabense, lotando a praça. Em novembro, em Araguari, o Kreddo apresentou-se com seu mais novo membro, o tecladista e vocalista Pedro Amui, ao fazer o show de encerramento de um concurso de bandas regionais de rock. Outro show encerrando concurso de bandas de rock ocorreu em Ituiutaba, no Rock In Concert.

O maior público da banda Kreddo, com cerca de 25 mil pessoas, foi o da sua apresentação na ExpoZebu, em 1º de maio de 1987, abrindo para a banda Dr. Silvana e Cia, show transmitido via rádio para toda a região e trouxe muitos elogios à banda. A primeira música apresentada foi All Night Long, apenas com percussão e vocais em coro, demonstrando um grande amadurecimento musical.

O Kreddo encerrou suas atividades após uma reunião aonde as divergências musicais falaram mais alto, em 30 de outubro de 1987. Ao todo foram 88 shows, dois deles com a participação do grande músico Jair Guarato nos teclados. Muita saudade ficou... Tanto que a banda fez dois shows em dias consecutivos no TEU para matar a saudade e teve lotação esgotada em 2005. Depois vieram mais duas apresentações em formato acústico no mesmo local. Acreditem, ainda há convites e rumores sobre novas apresentações.

E isto de fato irá acontecer neste Domingo na Concha, onde farão outro show imperdível para ficar na história, com Geraldo Matias, Marco Aurélio, Joãozinho Bill e Ricardo Moraes.

O projeto Domingo na Concha acontece das 11h às 14h, na Concha Acústica.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar