WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/05/2015 - Feira de Gastronomia recebe eliminatórias do Concurso de Bandas de Pop Rock

Concurso irá selecionar duas bandas para tocar no show do titãs Sergio Britto, no dia 17 de maio, na Concha Acústica; seleção das finalistas será feita pelos integrantes da consagrada banda Kreddo, que fez sucesso nos anos 80

A praça Dom Eduardo será tomada nesta sexta-feira (8) pelos som do pop rock, nas eliminatórias do Concurso de Bandas de Pop Rock, que acontecerá durante a Feira de Gastronomia. O concurso irá selecionar duas bandas para abrir e encerrar a apresentação do cantor, compositor, instrumentista e um dos integrantes da banda Titãs, Sérgio Britto. O titãs irá se apresentar em Uberaba no dia 17 de maio, durante o projeto Domingo na Concha, em uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural.

Dez bandas se inscreveram: Velha Veraneio; Stand Up; The Breguete’s; Avelar; Jenna; MP3 Acústico; M & Talls; Ahreos; Acidogroove e Parabello (que desistiu da participação).

A primeira etapa do concurso acontece nesta sexta, quando serão selecionadas quatro bandas por suas apresentações de duas músicas covers. As quatro bandas participam da etapa final, neste domingo (10), no projeto Domingo na Concha, das 11h às 14h, na Concha Acústica.

As bandas serão escolhidas pela originalidade dos arranjos, execução, performance e qualidade da gravação e as duas bandas vencedoras irão fazer abertura e encerramento do show de Sergio Britto (Titãs) e terão produção e gravação de uma faixa para cada banda em estúdio.

Nesta sexta as bandas serão julgadas por uma comissão formada por músicos e escolhidos pela Fundação Cultural. Já no domingo, a comissão julgadora será formada por integrantes da consagrada banda Kreddo, uma das bandas pioneiras de heavy metal em Uberaba na década de 80, que fizeram época e influenciaram toda uma geração de rockeiros que viriam a montar as suas bandas na década de 90. A banda deixou ótimas lembranças pela qualidade de seus músicos, e promete fazer uma apresentação neste Domingo na Concha, para o público relembrar seu som.

A Feira de Gastronomia acontece todas as sextas-feiras, das 19h às 23h, na praça Dom Eduardo.

Conheça um breve histórico de cada banda concorrente.

Banda Stand UP – A banda surgiu do sonho comum de jovens ainda nos bancos do colégio, unidos ao sentimento de amizade e paixão pela música.

O que começou como uma prazerosa brincadeira foi exigindo dedicação, determinação e comprometimento, com o objetivo de poder trilhar profissionalmente o caminho da música. Lançou este ano sua primeira música autoral, "You and Me", que conseguiu grande número de visualizações e elogios. Desde então, vem trabalhando em novos projetos, como composições e videoclipes. A banda é composta por Isadora Lyrio (vocal e violão); Bernardo Araújo (baterista); Matheus Cruvinel (baixista); Paulo Vinícius (guitarrista); Rafael Castro (tecladista).

M&Talls – É uma banda de cover pop/rock de Uberaba, que no repertório conta com vários clássicos do estilo nacional e internacional, contando com seu diferencial que é o vocal feminino. A M&Talls foi formada há dois anos, mas os integrantes já fazem parte do cenário musical há mais de dez anos, incorporando suas experiências na musicalidade da banda. É formada por Mariane Rosa (vocal, gaita e violão); Gustavo Pedrosa (vocal e guitarra); Bruno Reis (guitarra); Daniel Oliveira (baixo) e Fred Montes (bateria).

Avelar – A banda surgiu em Uberaba em 2009 do sonho idealizado pela então vocalista Veruska Avelar, iniciando sua trajetória fazendo cover do Kid Abelha e tocando sucessos do pop rock nacional e internacional. Sua formação é marcada pela presença de músicos das mais variadas origens de influências, refletindo no ecletismo e liberdade de seu repertório e estilo. A banda é composta por Veruska Avelar (vocal); Thiago Gonçalves (guitarra e violão base); Cristiano (contrabaixo) e Luiz Paulo (bateria). Procurando agradar o público, de forma inovadora e atrativa, em 2014 teve início o novo projeto "Unindo Vertentes" com a gravação do primeiro single que retrata a versatilidade da banda. Com a música "É Real", junção entre o pop rock e o rap nacional, a banda vem conquistando seu espaço obtendo mais de 4000 visualizações no "YouTube", descobrindo um conceito musical inigualável que leva ao delírio o público em geral.

Ahreos – Banda criada em meados de 2011 visando e progredindo na área do pop rock nacional. Formada por Jotta Júnior (vocalista); Danilo Silva (baixista); Gustavo Ventura (baterista); Adelmo Aguiar (guitarra solo) e Valdir (guitarra base). Antes dessa formação já se passaram vários integrantes, baixistas, guitarristas, bateristas, ficando somente o vocalista que foi o fundador da banda. Em 2012 com a primeira canção própria foi finalista entre 150 bandas, uma das 15 eleitas no Uniube Fest. Em 2013 foi escolhida entre 23 bandas para participar do Dia Mundial do Rock, realizado na Concha Acústica pela Fundação Cultual. Logo depois gravaram dois clipes com as músicas "Eu sei" e "Viver assim é bom" e atualmente gravaram mais três músicas. Irão lançar CD em maio para marcar os quatro anos na estrada.

Acidogroove – Banda formada em Uberaba em 2006 com proposta narrativa no cotidiano urbano, dialogando com a simplicidade peculiar e diferenciada do bom rock, emulando sons do passado e do presente, amplificadores valvulados, características vintage, art pop, contracultura, tudo num liquidificador de ideias, que resultam numa musicalidade autoral e principalmente mineira. Acidogroove é Fred Pinheiro (voz e guitarra), Cláudio Neto (baixo e voz), e Leonardo Kopa (bateria e voz). A banda venceu a categoria revelação do Prêmio Toddy de música Independente de 2007, antigo Prêmio Dynamite e maior premiação dentro do cenário da música independente. Já tocou em festivais como o Jambolada, Groselha Fuzz, Araraquara Rock, Novas Tendências e Marreco.

Foi um dos lançamentos do ano de 2006 para o Senhor F Virtual, site especializado em música independente. Em 2006 a banda participou da coletânea do álbum do Branco dos Beatles, organizado por Marcelo Froes; artistas como Pato Fu, Erasmo Carlos, Zé Ramalho e Autoramas também participaram do projeto.

Banda MP3 – A Banda Mp3 Acústico tem um som próprio, com suas características dando mais visibilidade para a criatividade do músico, novas versões para antigas canções sempre procurando mesclar o novo com o que foi e sempre vai continuar senso sucesso: Pop Rock, MPB, Samba Rock, anos 70, 80  e  90. Sempre com uma pegada única destacando entre as demais. Formada por Tide Bomfim (vocal); Andre Leocádio (guitarra); Bruno Reis (guitarra); Alisson (contrabaixo); Beto (bateria) e Artedes (teclado). 

Velha Veraneio – É  um quarteto constituído por amigos, que partem de trajetórias diferentes e estabeleceram convivência profissional. A banda tem em seu repertório o rock nacional em sua melhor fase de produção e contribuição para o mundo da música contemporânea. Ritmos como reggae, funk e soul também foram incorporados ao cotidiano de shows da banda. Consequentemente, a Velha Veraneio coloca sua conscientização sobre o valor da música brasileira e o leque de benefícios sonoros que apresenta em seu recorte (o principal, não o único) abordado pelo quarteto (Rock 80 e 90). Os componentes da banda são Athos Reis (baixo), Fernando Mota (guitarra), Gabriel Mendes (vocal) e Luís Júnior (bateria).

Jenna – Banda formada em Uberaba em 2012 pela atual vocalista Renata com quatro integrantes e um propósito de fazer um cover diferente voltado para o vocal feminino iniciaram tocando Joan Jett e The Runaways. Porém faz covers variados desde rock clássico até o alternativo. Em 2015 a banda passou a ter nova formação: Matheus (bateria); Pamela (baixo); Vanessa (guitarra base); Markus (guitarra solo) e Renata (vocal).

The Breguete’s – Banda com várias influências musicais formada para o público toda a pegada e o feeling que o estilo proporciona. A banda começou com a vocalista Nill Guimarães, com influência do rock clássico ao heavy metal, que decidiu convidar o guitarrista Marcos Garcia para um projeto acústico focado em sons de vocal feminino do estilo soul e black music. Durante os ensaios decidiram montar uma banda formada pelos dois Tarcísio de Oliveira (bateria); Eduardo Walsh (tecladista e Gustavo Martins (baixista). A banda reproduz grandes clássicos da música soul e black com os sons marcantes dos anos 80 nde Aretha Franklin, Stevei Wonder, ao imortal estilo de Amy Winelhouse, além de sucessos atuais como Joss Stone e Daft Punk.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar