WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/05/2015 - Domingo na Concha recebe shows do Festival Marreco de Cultura Independente

O Domingo na Concha deste dia 3 de maio recebe o Festival Marreco de Cultura Independente, com shows das bandas O Berço, Piêit e da cantora Lizandra, a partir das 11h na Concha Acústica. O Festival visa à circulação e propagação de artistas de Patos de Minas pelo território nacional.

O Festival Marreco de Cultura Independente é um movimento artístico da cidade de Patos de Minas, produzido pelo Coletivo Peleja, que preza o respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais, estimulando a produção autoral, a criatividade, a inovação e renovação tanto da democratização quanto do desenvolvimento.

Dessa mistura nasce um festival anual que reúne trabalhos musicais de autoria própria, além de oficinas relacionadas à música, meio ambiente, dança contemporânea, literatura, artes visuais e demais trabalhos artísticos “interdependentes”, tais como teatro, esportes, programação infantil, programação voltada ao público adolescente e Feira Cultural.

O Coletivo Peleja, que produz o festival, é vinculado ao movimento nacional “Circuito Fora do Eixo”, rede colaborativa e descentralizada de trabalho constituída por coletivos de cultura espalhados pelo Brasil, pautados nos princípios da economia solidária, do associativismo e do cooperativismo, da divulgação, da formação e intercâmbio entre redes sociais. Dentro do projeto, Uberaba é uma das cidades que recebe os shows em circulação por várias cidades do país.

 

O Berço, Piêit e Lizandra

A banda “O Berço” foi formada no final de 2010 em Patos de Minas, com influências trazidas do Southern Rock, Country Rock, Blues, R&B, Rockabilly, Rock Britânico, Folk/Rock. Atualmente a banda é formada por Alan Delay (baixo e percussão); Biel Faria (voz, violão, guitarra); Ciro Nunes (bateria, flauta e percussão); Lucas de Paula (guitarra, bandolim, viola e voz) e Timonha Jr (órgão, lap steel, percussão e voz).

Com uma sonoridade própria, O Berço faz resgate às origens de cada músico da banda e suas referências. Acrescentando pitadas do sertanejo e caipira brasileiro ao rock e toda a herança psicodélica que corre veia abaixo e acima. Os músicos também constroem um repertório distinto de músicas cover para os shows abrangendo desde Fleet Foxes, passando por Alceu Valença até Harry Nilson, além de The Beatles, Ray Charles, Crosby, Stills and Nash e Rolling Stones, entre outras influências.

A banda se destaca no cenário musical brasileiro pelo rico instrumental e o belo trabalho de vozes, representando o folk mineiro e toda musicalidade que vivem nas Minas Gerias.

Já Piêit é uma banda de rock independente de Patos de Minas que segue a linha do rock, com influências que vão desde Renato Russo a Radiohead e Jeff Buckley. A banda Piêit já se apresentou em palcos importantes de festivais de música como o Tendencies Music festival (Palmas - TO), Festival Marreco de Cultura Independente (Patos de Minas - MG), PMW Festival de Música (Palmas – TO), Feira do Livro de Palmas (Palmas - TO), entre outros.

Atualmente, eles realizam a turnê de seu novo EP, intitulado Demasiado, com produção assinada pelo produtor musical Alan Delay. A turnê já incluiu cidades como: Uberlândia, Montes Claros, Palmas/TO, Uberaba, Carmo, Patos de Minas, entre outras. A banda vem fazendo sua história no cenário musical com muita garra, força e de maneira independente. O novo EP Demasiado traz como conceito indagações de uma alma inquieta e o desconforto com ‘’verdades’’ criadas para confortar o ser humano mediante questionamentos legítimos.

Além das bandas, a cantora Lizandra também sobe ao palco da Concha neste domingo. Natural de Guimarânia e radicada em Patos de Minas, ela é dona de uma voz suave e densa que, aliada aos acordes precisos do violão e composições intuitivas, cativa o público. Seu estilo traz traços da “antiga escola da MPB”, como Cartola, Milton Nascimento e Caeto, e também da música brasileira contemporânea como Tulipa Ruiz, Mallu Magalhães e Cícero.

Além de se apresentar frequentemente em bares do Alto Paranaíba, Lizandra também participou de festivais importantes da região. No Festival Universitário da Canção Jodacil Damasceno, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2012, a cantora garantiu o terceiro lugar com a música “Samba pra você voltar”, do seu primeiro EP. Também já participou do Prêmio de Música das Minas Gerais em Uberlândia, do Festival Regional de Música do Alto Paranaíba, Fenapraça e Balaio de Arte e Cultura, em Patos de Minas.

Com apenas 21 anos, a cantora e compositora retrata em suas letras as experiências e questionamentos sobre a vida, em um tom íntimo e confessional, e suas melodias e harmonias definem sua principal influência musical: a música popular brasileira.

O Domingo na Concha é uma realização da Prefeitura de Uberaba por intermédio da Fundação Cultural e acontece todos os domingos a partir das 11h, na praça da Concha Acústica.

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar